sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

8 DE FEVEREIRO - JÚLIO DE CASTILHO

EFEMÉRIDE Júlio de Castilho, segundo visconde de Castilho, jornalista, poeta, escritor e político português, morreu em Lisboa no dia 8 de Fevereiro de 1919. Nascera, igualmente em Lisboa, em 30 de Abril de 1840. Distinguiu-se como “olisipógrafo”, publicando numerosas obras sobre a cidade de Lisboa e juntando uma importante colecção pessoal de documentos sobre o tema, hoje depositados na Biblioteca Nacional de Lisboa.
Filho do escritor António Feliciano de Castilho e irmão do militar e político Augusto de Castilho, concluiu o Curso Superior de Letras na Universidade de Coimbra, enveredando bastante cedo pela vida literária e pelo jornalismo, publicando poesias e diversas obras de carácter histórico e bio-bibliográfico.
Foi primeiro-oficial da Biblioteca Nacional de Lisboa, onde desenvolveu diversos trabalhos de investigação na área da bibliografia e da biografia. Foi também correspondente literário em Lisboa do “Diário Oficial do Rio de Janeiro”. As suas cartas eram publicadas aos domingos, tornando-se notáveis pela variedade e escolha dos assuntos científicos e literários, e pela elegância e elevação do seu estilo.
As suas actividades como jornalista levaram-no a fazer uma passagem pela política, sendo nomeado governador civil da Horta em Outubro de 1877. Exerceu estas funções até Fevereiro de 1878, sendo exonerado devido à mudança de partido no Governo em Lisboa. Posteriormente, ainda em 1878, foi nomeado para o mesmo cargo, no distrito de Ponta Delgada, mas não aceitou. Desempenhou as funções de professor do Infante D. Luís e representou Portugal em Zanzibar.
Foi sócio efectivo da Associação dos Arquitectos e Arqueólogos Portugueses e sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, do Instituto Vasco da Gama de Nova Goa e da Associação Literária Internacional de Paris. Durante a sua passagem pelo Governo Civil da Horta, foi feito sócio honorário do Grémio Literário Faialense e do Grémio Literário Artista da Horta.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...