segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

11 DE FEVEREIRO - RICARDO

EFEMÉRIDERicardo Alexandre Martins Soares Pereira, jogador de futebol português, nasceu no Montijo em 11 de Fevereiro de 1976. Foi 79 vezes guarda-redes titular da Selecção Portuguesa.
Em 1994/95, iniciou a carreira no clube da sua terra, o Montijo, que se encontrava na II divisão B. Curiosamente, começou a jogar como ponta de lança, tendo mais tarde, nesse mesmo clube, ocupado a posição de guarda-redes. Foi depois transferido para o Boavista. Neste clube, ganhou o seu primeiro título, ao conquistar a Taça de Portugal (1996/97). Venceu seguidamente a Super Taça. Sempre muito acarinhado pelos adeptos, foi determinante na conquista do primeiro campeonato boavisteiro (em 2000/01) e na caminhada europeia que, em 2003, levou o Boavista às meias-finais da Taça UEFA.
Na época 2003/04, transferiu-se para o Sporting, sendo capitão de equipa entre 2005 e 2007. Foi finalista da Taça UEFA em 2004/05 e conquistou a Taça de Portugal em 2006/07.
Transferiu-se para o Betis de Sevilha (2007/10), mas foi pouco utilizado. Como consequência, mudou-se em 2010/11, no mercado de Inverno, para o Leicester da segunda divisão inglesa, onde alinhou somente em oito jogos.
Em Agosto de 2011, regressou a Portugal, assinando contrato com o Vitória de Setúbal. Desde 2012, defende as cores do Olhanense.
Ricardo ficou célebre por ter defendido uma grande penalidade, sem luvas, no desempate dos quartos de final do Euro 2004, realizado em Portugal, onde a equipa da casa defrontava a Inglaterra. Foi posteriormente o marcador da última grande penalidade, que qualificou a selecção portuguesa para as meias-finais da prova. Foi finalista destes Europeus, perdendo o título para a Grécia.
Nos Mundiais de 2006, defendeu três grandes penalidades, novamente contra a Inglaterra, colocando a Selecção Portuguesa entre as quatro melhores equipas do Mundo. Nestes Mundiais, foi o segundo guardião com mais defesas efectuadas, sendo apenas ultrapassado pelo italiano Gianluigi Buffon.
Com a saída do treinador Luiz Felipe Scolari e a chegada de Carlos Queiroz, Ricardo perdeu a titularidade na Selecção Portuguesa. Em 2008, anunciou o seu adeus definitivo à Selecção Nacional 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...