segunda-feira, 11 de março de 2013

11 DE MARÇO - THILO KRASMANN

EFEMÉRIDEThilo Krasmann, orquestrador e produtor de televisão português, de origem alemã, morreu em Portimão no dia 11 de Março de 2004. Nascera em Bremen, em 16 de Abril de 1933.
Acordeonista e diplomado como professor de música, veio para Portugal em 1957. Em Lisboa, começou por dar aulas de acordeão na Casa Gouveia Machado, tendo sido professor de Raul Mendes, um dos elementos do Mendes Harmonica Trio.
Em 1962, fundou a Thilo's Combo, que viria a lançar vários discos, colaborando com nomes como o Duo Ouro Negro, Paula Ribas e Simone de Oliveira. Na RTP, participou no conhecido programa “Zip-Zip” (1969) de Fialho Gouveia, Carlos Cruz e Raul Solnado.
Foi o orquestrador das canções que representaram Portugal nos Festivais da Eurovisão de 1976, 1978 e 1979. Foi ainda um dos autores de “Have A Smile On Your Face” de Carlos do Carmo.
Nos finais dos anos 1970, fundou a Edipim, juntamente com Vítor Mamede, empresa vocacionada para a produção de produtos televisivos, que produziria a primeira telenovela portuguesa “Vila Faia”.
Regressou aos Festivais da Eurovisão em 1994 e 1995. Em Junho de 1996, foi condecorado pelo Presidente da República. Voltou a participar no Euro Festival de 1997, sendo o autor da música com que Célia Lawson representou Portugal.
Faleceu em 2004, no Hospital de Portimão, vítima de doença prolongada. Quando da sua morte, Raul Solnado declarou que «Krasmann era o pai da nova música portuguesa», salientando que «as influências que ele trouxera da Alemanha tinham sido fundamentais para a evolução da música no nosso país». Na Abrunheira, local onde foram erigidos os estúdios da Edipim e onde foi gravada a primeira telenovela portuguesa, foi dado o seu nome a uma rua.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...