sexta-feira, 22 de março de 2013

22 DE MARÇO - WILLIAM HANNA

EFEMÉRIDEWilliam Denby Hanna, cartoonista, autor de desenhos animados, actor, cenarista, realizador e produtor norte-americano de origem libanesa, morreu em North Hollywood, no dia 22 de Março de 2001. Nascera em Melrose, em 14 de Julho de 1910.
Alguns dos mais divertidos personagens que divertiram a infância de várias gerações, como Tom & Jerry, Os Flinstones, Zé Colmeia e Scooby-Doo, foram obra da imaginação de William Hanna, que formaria mais tarde – com Joseph Barbera – uma das empresas pioneiras de desenhos animados (Hanna-Barbera).
Estudou jornalismo e engenharia mas, durante o período da grande depressão, foi trabalhar no departamento de desenho dos estúdios Harman-Ising. Em meados da década de 1930, assumiu a direcção da unidade de animação da Metro-Goldwyn-Mayer, onde conheceu Joseph Barbera. Juntos, criaram a série Tom e Jerry, um dos mais populares desenhos animados de todos os tempos, e iniciaram uma parceria que aliava a grande habilidade de Barbera no desenho com a facilidade para o humor de Hanna. Os dois fizeram história na Metro, ao criarem também cenas que misturavam desenhos animados e actores de carne e osso, nos clássicos “Anchors Aweigh” (1945) e “Invitation to dance” (1956).
Quando a MGM fechou o seu estúdio de animação, na década de 1950, William Hanna convenceu Barbera a produzir para a televisão, criando uma forma mais simples e económica de fazer animações adaptadas ao pequeno ecrã. Em 1957, foi criada a empresa Hanna-Barbera e, no mesmo ano, foi lançado o desenho Jambo e Ruivão, o primeiro de uma longa série que marcou a história da televisão em todo o mundo. Entre os seus desenhos de maior sucesso, incluem-se igualmente Os Jetsons, A turma do Manda-Chuva, Dom Pixote, Ricochete e Blau-Blau e Pepe Legal. A dupla ganhou sete Prémios Emmy de televisão. William Hanna morreu aos 90 anos, durante o sono. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...