sexta-feira, 29 de março de 2013

29 DE MARÇO - SÉRGIO DE AZEVEDO

EFEMÉRIDESérgio da Silva Freire de Azevedo, empresário e produtor de teatro português, nasceu em Lisboa no dia 29 de Março de 1936. Morreu em Lisboa, em 5 de Março de 2006, vítima de cancro. Os seus projectos inovadores e dinâmicos levaram a crítica especializada a considerarem-no como o grande responsável pela renovação do teatro de Revista. Foi um dos maiores empresários teatrais de sempre em Portugal.
Em 1961, viajou para o Brasil, onde produziu e apresentou, durante dezoito meses, o programa “Canções de Tony Silva”. Regressou a Lisboa sete anos depois e decidiu entrar no teatro como empresário. Em 1971, começou a dirigir o Teatro ABC, então uma das principais salas de espectáculo do Parque Mayer.
Entre 1971 e 2005, produziu 32 espectáculos de vários géneros. Destacam-se “Põe-te na Bicha”, “Oh da Guarda”, “P'ra Trás Mija a Burra” e o musical “Annie”, que foi considerado nos EUA como a melhor produção mundial realizada no estrangeiro. Este espectáculo, que foi apresentado em 46 países, foi premiado com dez Tony Awards.
É o Fim da Macacada” foi um marco importantíssimo na renovação da revista à portuguesa que, em 1972, foi premiado como O Espectáculo do Ano pela Casa da Imprensa. “Tudo a Nu” foi considerado pela crítica o melhor espectáculo de revista dos anos de 1973/74.
Uma no Cravo outra na Ditadura” foi a revista que, entre os anos 1970 e 1990, apresentou o melhor elenco de cabeças de cartaz (Ivone Silva, Aida Baptista, Tonicha, Nicolau Breyner, José Morais e Castro, Fernando Tordo), assim como um grupo de conceituados autores (José Carlos Ary dos Santos, Bernardo Santareno, César de Oliveira, Rogério Bracinha, Thilo Krasmann e Nuno Nazareth Fernandes). “Põe-te na Bicha” foi um dos maiores sucessos financeiros da revista à portuguesa, com 900 mil espectadores. De realçar igualmente algumas peças de géneros Infantil, Vanguarda, Comédia e Farsa. Ressuscitou também a Opereta em Portugal, com a produção de “A Invasão”, levada à cena no Teatro da Trindade.
Em 1974, após a saída do Parque Mayer, idealizou e concretizou, no Campo Grande, o café concerto Frou-Frou, mais tarde considerado como a melhor sala nocturna da Península Ibérica. “Crazy Horse”, apresentado nesta sala, foi o melhor espectáculo de nu artístico apresentado em Portugal. Integraram-no bailarinas de dez nacionalidades.
Dzi Croquetes” foi o primeiro grupo de travestis apresentado em Portugal, após a abolição da censura. Um grandioso espectáculo composto por treze brasileiros, dos quais fazia parte Ney Matogrosso. Posteriormente, o grupo obteve um assinalável êxito em Paris.
Em 2003, publicou o primeiro volume do livro “Histórias de Teatro e Outras Paralelas”, o relato de uma parte da sua vida ligada ao teatro. Completou o segundo volume (ainda por editar), pouco antes de falecer.
Em 2005, produziu uma última peça, convidando dois amigos – Nicolau Breyner e Jô Soares – para interpretar e encenar, respectivamente, o monólogo satírico “Esta Noite Choveu Prata” de Pedro Bloch. A peça percorreu o país, sendo apresentada em 40 localidades.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...