domingo, 3 de março de 2013

3 DE MARÇO - AUGUSTO MONJARDINO

EFEMÉRIDEAugusto de Almeida Monjardino, médico obstetra e cirurgião, nasceu em Angra do Heroísmo no dia 3 de Março de 1871. Morreu em Lisboa, em 6 de Julho de 1941. Licenciado na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, defendeu a sua tese de doutoramento em Julho de 1899. Foi fundador e primeiro director da Maternidade Alfredo da Costa.
Augusto Monjardino começou a trabalhar aos 17 anos, na empresa que estava a construir a linha de caminhos-de-ferro da Beira Baixa. Seguidamente, exerceu as funções de condutor de obras públicas auxiliar (como contratado), passando à situação de licença sem vencimento para frequentar o liceu. Terminados os estudos liceais, voltou ao serviço, mas pediu nova licença, para ingressar na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, partindo para a capital em Outubro de 1892. Manteve o seu vínculo às Obras Públicas, sempre na situação de licença sem vencimento, até passar a exercer as funções de médico.
Iniciou a sua carreira médica como demonstrador da secção de cirurgia da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. A partir de 1910, foi lente substituto na mesma escola. Quando a Escola Médico-Cirúrgica se transformou na Faculdade de Medicina, foi seu professor catedrático.
Membro do Partido Republicano Português, foi eleito para a Assembleia Nacional Constituinte, que tinha sido convocada para elaborar a nova constituição, após a implantação da República Portuguesa em 1910. Representava o círculo n.º 49, que tinha por sede a sua cidade natal, sendo eleito vice-presidente da Assembleia.
Nomeado em 1928 reitor da Universidade de Lisboa, apenas exerceu o cargo durante alguns meses. Foi médico-cirurgião dos Hospitais Civis de Lisboa, que lhe concederam a sua Medalha de Ouro pelos serviços prestados. Era considerado um dos mais notáveis cirurgiões portugueses do seu tempo.
Foi presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, sócio titular da Associação dos Médicos Portugueses e membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. A cidade de Angra do Heroísmo lembra o seu nome, numa das suas artérias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...