domingo, 31 de março de 2013

31 DE MARÇO - TERRI SCHIAVO

EFEMÉRIDETerri Schiavo, de seu verdadeiro nome Theresa Marie Schindler Schiavo, mulher americana que esteve no centro do “movimento do direito a morrer” nos Estados Unidos, tornando-se um ícone da eutanásia no início do século XXI, morreu em Pinellas Park no dia 31 de Março de 2005. Nascera em Filadélfia, em 3 de Dezembro de 1963.
Terri sofreu, aos 27 anos, em Fevereiro de 1990, um ataque cardíaco que teve como consequência a falta de oxigenação do cérebro e uma severa lesão cerebral irreversível. O ataque cardíaco, por sua vez, fora decorrente de anos de bulimia.
O seu marido, Michael Schiavo, declarou em 1998 que ela não queria estar ligada à vida unicamente através de um tubo de alimentação e fez o pedido legal para que Terri deixasse de ser alimentada. O Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei que permitiu aos pais de Terri Schiavo a apresentação do caso no Tribunal Federal. Após um longo processo no Tribunal de Atlanta e na Corte Suprema Americana, os pais desistiram de a manter artificialmente viva, como era seu desejo – apesar da opinião contrária dos médicos. Segundo estes, ela vivia desde 1991 num estado vegetativo permanente, se bem que por vezes fizesse certos movimentos de cabeça e algumas expressões faciais.
No dia 18 de Março de 2005, o tubo foi removido após longos testes que comprovaram não somente a ausência de consciência, mas também uma grave atrofia cerebral. Terri Schiavo morreria duas semanas depois.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...