terça-feira, 5 de março de 2013

5 DE MARÇO - LUÍS FILIPE LINDLEY CINTRA

EFEMÉRIDELuís Filipe Lindley Cintra, um dos mais importantes filólogos e linguistas portugueses, nasceu em Lisboa no dia 5 de Março de 1925. Morreu em Sesimbra, em 18 de Agosto de 1991.
Ensinou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1950 até ao fim da sua vida, como assistente, professor extraordinário e catedrático. Ali se licenciara em 1946, doutorando-se em 1952 (Filologia Românica). Criou o Departamento de Linguística Geral e Românica e reformou o Centro de Estudos Filológicos, a partir de 1975, rebaptizado como Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
Foi director das revistas “Boletim de Filologia” e “Revista Lusitana” (nova série), pertenceu a diversas sociedades científicas (Academia Espanhola de História, Academia de Buenas Letras de Barcelona, Academia Portuguesa de História e Academia das Ciências de Lisboa) e organizou em Lisboa reuniões científicas de grandes dimensões.
Teve um papel determinante na orientação das carreiras de numerosos investigadores e docentes, que se afirmaram num vasto espaço de disciplinas humanísticas. Ele próprio, como investigador, distinguiu-se principalmente nas áreas da literatura medieval, da linguística românica, da dialectologia e da geografia da língua portuguesa – vasta gama de interesses que ajudam a perceber o percurso de um linguista de formação tradicional, mas que não deixou de estar atento à evolução da ciência e da sociedade.
Teve grande protagonismo nas lutas estudantis contra o Estado Novo e a coragem física que demonstrou em episódios que hoje são históricos tornaram-no conhecido fora da Universidade e atribuíram-lhe um papel modelar que influenciou as gerações que se seguiram.
Como linguista, fazia pairar uma unidade fundamental, que não excluía o galego nem os crioulos e muito menos o português do Brasil, como o demonstraram, na fase final da vida, a sua defesa de uma ortografia comum e a colaboração com Celso Cunha para escreverem a “Nova Gramática do Português Contemporâneo” (1984), uma gramática escrita para servir de normativa, simultaneamente, à língua usada por portugueses, brasileiros e africanos.
Lindley Cintra é incontestavelmente um nome de referência para o estudo e ensino da língua portuguesa, com uma actividade intelectual e científica que permaneceu para os vindouros nas numerosas obras que deixou escritas.
Em Setembro de 1983, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade e, em Junho de 1988, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. Era pai do actor Luís Miguel Cintra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...