sexta-feira, 8 de março de 2013

8 DE MARÇO - DOMINGOS SEQUEIRA

EFEMÉRIDEDomingos António de Sequeira, pintor português, morreu em Roma no dia 8 de Março de 1837. Nascera em Lisboa, em 10 de Março de 1768.
De origem modesta, filho de um barqueiro, foi educado na Casa Pia de Lisboa, após o que frequentou o curso de Desenho e Pintura na Aula Régia. Trabalhou depois como decorador.
Em 1788, com 20 anos, obteve uma bolsa de D. Maria I e partiu para Itália, tendo estudado na Academia Portuguesa de Roma, onde recebeu aulas de Pintura e Desenho. Foi admitido depois como professor na Academia di San Luca, tendo pintado a “Degolação de São João Baptista”, a “Alegoria à Casa Pia” e a “Aparição de Cristo a D. Afonso Henriques”, ganhando vários prémios concedidos por academias italianas.
Regressou a Lisboa em 1795 e, de 1798 a 1801, viveu no Convento da Cartuxa de Laveiras. Nomeado pintor da corte em 1802 e co-director da empreitada de pintura do Palácio da Ajuda, aqui pintou abundantemente. Em 1803, foi professor de Desenho e Pintura das princesas e, em 1806, director da aula de Desenho da Academia do Porto. Neste período, pintou alegorias patrióticas e retratos, fazendo também o desenho de peças para oferecer a Beresford, militar britânico que auxiliou Portugal nas lutas Napoleónicas.
Viveu com intensidade as convulsões políticas da época, sendo sucessivamente partidário do exército de invasão francês (“Junot protegendo Lisboa”, 1808); da aliança inglesa (“Apoteose de Wellington”, 1811); da revolução liberal (retratos de 33 deputados, 1821); e da Carta Constitucional (D. Pedro IV e Maria II, 1825).
Exilou-se em França quando da Vila-Francada, contra-revolução absolutista. Expôs no LouvreA Morte de Camões” (quadro desaparecido mais tarde no Brasil), obra que lhe deu uma medalha de ouro e o colocou entre os pintores românticos mais representativos, ao lado de Eugène Delacroix. Acabou por se fixar em Roma em 1826, para se dedicar à pintura religiosa (“Vida de Cristo”, 1828; “Juízo Final”, 1830; etc.). Morreu na capital italiana, sem ter voltado a pisar solo português. O seu túmulo encontra-se na  Chiesa di Sant'Antonio dei Portoghesi.
Foi autor da baixela neoclássica de cem peças oferecida a Wellington em 1811/1816 e que se encontra presentemente na Apsley House em Londres. Em termos estéticos, Domingos Sequeira é considerado o pintor de transição do Neoclassicismo para o Romantismo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...