sexta-feira, 12 de abril de 2013

12 DE ABRIL - JOE LOUIS

EFEMÉRIDE – Joseph “JoeLouis Barrow, pugilista norte-americano, morreu em Las Vegas no dia 12 de Abril de 1981. Nascera em La Fayette, no Alabama, em 13 de Maio de 1914.
Ainda como amador, venceu – por KO – 43 dos cinquenta combates que disputou. Passou a profissional em 1934 e veio a ser considerado um dos maiores pugilistas de todos os tempos, conservando o título de pesos pesados durante doze anos (1937/49), defendendo-o em 25 combates, dos quais 22 foram ganhos por KO. Um desses combates, contra o alemão Max Schmelling, em 1938, marcou a sua carreira. Foi uma desforra de dois anos antes, quando Louis sofreu uma das três derrotas da sua carreira profissional. Esta derrota ganhara também contornos políticos, visto Hitler a ter utilizado como propaganda nazi, «por provar que a raça ariana era superior às outras». Louis venceu desta vez e manteve o seu título de campeão mundial. Durante a Segunda Grande Guerra, como sargento, fez 96 exibições para gáudio de mais de dois milhões de soldados americanos.
Interrompeu depois a carreira por cerca de dois anos. Quando voltou a calçar as luvas, fez dez combates na tentativa de reconquistar o título mundial. Conseguiu oito vitórias, mas perdeu com Ezzard Charles, em 1950, anunciando então que não combateria mais. No ano seguinte, porém, enfrentou Rocky Marciano e perdeu por KO. «Sou seu fã» disse Marciano, após o combate. O motivo pelo qual Joe aceitara lutar com Rocky Marciano tinha sido o facto de estar com problemas financeiros, em virtude de um golpe bancário aplicado pelo sócio do seu empresário.
Nos anos seguintes, Joe Louis tornou-se árbitro e começou a consumir cocaína, tendo sido hospitalizado para tratamento. Esteve também internado para ser tratado de distúrbios nervosos. Começou a ter alucinações, dizendo que a Máfia o estava a tentar matar com gás venenoso. Certa vez, ao entrar num quarto de hotel, tapou todas as entradas de ar com maionese. Chegava a montar uma tenda em cima da cama, para se sentir mais protegido. Morreu aos 66 anos, vítima de ataque cardíaco. Curioso notar que Max Schmelling se tornara entretanto amigo de Joe Louis, ao ponto de custear alguns dos seus tratamentos e mesmo o seu funeral.
A revista “Ring Magazine” elegeu-o como Boxeur do Ano em 1938, 1939 e 1941. Joe Louis foi designado como Boxeur do Século em 1981. A cidade de Detroit, onde ele morou quase sempre, construiu um memorial em sua honra. A um pavilhão multiusos, na mesma cidade, foi dado o seu nome. É membro do International Boxing Hall of Fame desde a sua criação em 1990.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...