quarta-feira, 1 de maio de 2013

1 DE MAIO - STEVE REEVES

EFEMÉRIDESteve Reeves, de seu verdadeiro nome Stephen Lester Reeves, culturista e actor norte-americano, morreu na Califórnia em 1 de Maio de 2000. Nascera em Glasgow, Montana, no dia 21 de Janeiro de 1926. Reeves ganhou muitos títulos em culturismo, mas é lembrado sobretudo pelo seu desempenho em vários filmes épicos dos anos 1950/60, interpretando alguns heróis mitológicos. Foi – na sua época – o actor de cinema mais bem pago, juntamente com Sophia Loren.
Descendente de ingleses, alemães, galeses e irlandeses, era filho de um agricultor e de uma nutricionista. O pai morreu num acidente, quando ele tinha apenas seis meses de vida. Por curiosidade, o primeiro título que recebeu foi o de “Bebé mais saudável do Condado de Montana”. Reeves passou a sua infância num rancho, onde tinha nascido. Depois, a família mudou-se para a Califórnia.
Alistou-se no exército, onde trabalhou em vagões e camiões de carga. Nos tempos livres, fazia cultura física num ginásio. O seu corpo desenvolveu-se de tal modo que decidiu seguir a profissão de culturista. Serviu nas Filipinas, durante a 2ª Guerra Mundial, tendo estado sob as ordens do general Douglas MacArthur, durante a ocupação do Japão. Após conclusão do serviço militar, inscreveu-se nos principais concursos de culturismo dos Estados Unidos, tendo sido Mr. Costa do Pacífico (1946), Mr. Western América (1947), Mr. América (1947), Mr. Mundo (1948) e Mr. Universo (1950).
Steve, que sonhava também ser actor, viajou para Nova Iorque com o intuito de estudar. Mais tarde, seguiu para Hollywood. Chegado à meca do cinema, já era famoso como culturista e fez de imediato pequenos papéis no cinema e na televisão. O lendário realizador Cecil B. DeMille, que iniciava a preparação de uma superprodução bíblica, o clássico “Sansão e Dalila” (1949), indicou o jovem Steve para protagonizar Sansão, depois da recusa de Burt Lancaster. DeMille gostara do jovem atleta e achou-o perfeito para o papel. Os patrões da Paramount, no entanto, foram de opinião que ele era demasiado jovem para personificar o herói bíblico e Reeves acabou por ser dispensado. O papel de Sansão foi para Victor Mature.
Aproveitando o seu físico bem modelado, participou em vários espectáculos e continuou a sua actividade no cinema. Em 1954, foi escolhido para um filme musical da Metro-Goldwyn-Mayer, intitulado “Athena”, protagonizando justamente um jovem musculado que competia em concursos de culturismo.
O auge da sua carreira de actor viria em 1958, quando interpretou o herói mitológico Hércules, na película “As façanhas de Hércules”, dirigido por Pietro Francisci. Foi o primeiro de muitos filmes, em que interpretou personagens poderosos e destemidos. Repetiu o papel em “Hércules e a rainha da Lídia”, em 1959.
Steve Reeves já se consagrara como uma estrela na Europa, onde aqueles filmes foram produzidos. Nos Estados Unidos, o sucesso também foi grande. Ele seria o precursor dos “actores musculosos” do cinema, como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, entre outros.
Quando estava a filmar “Os últimos dias de Pompeia”, uma viatura por ele conduzida embateu numa árvore, ocasionando-lhe o deslocamento de um ombro. O acidente causou-lhe problemas nos anos seguintes. Ainda continuou a trabalhar até 1968, ano em que fez o seu último filme, um western intitulado “A Long Ride from Hell”.
Após a morte da segunda esposa, em 1989, Reeves passou a dedicar-se inteiramente ao seu rancho na Califórnia, onde fazia sobretudo criação de cavalos. Era convidado frequentemente para fazer palestras sobre cultura física. Morreu aos 74 anos, de linfoma, só diagnosticado seis semanas antes do seu falecimento. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...