sexta-feira, 17 de maio de 2013

17 DE MAIO - ALFONSO REYES

EFEMÉRIDEAlfonso Reyes Ochoa, poeta, ficcionista, ensaísta, crítico, jornalista, tradutor, filósofo e diplomata mexicano, nasceu em Monterrey no dia 17 de Maio de 1889. Morreu na Cidade do México em 27 de Dezembro de 1959.
O pai, importante político durante o governo de Porfirio Diaz, foi assassinado quando de uma tentativa de golpe de estado em 1913, um episódio da Revolução Mexicana. O pequeno Alfonso teve uma infância rica em leituras e experiências de vida. Ainda muito jovem, concluiu o curso de Direito.
Publicou o seu primeiro livro, “Cuestiones estéticas”, com a idade de 21 anos. Estudar os fundamentos da criação poética e literária foi uma preocupação constante na sua obra, ao longo de meio século. Em 1910, juntamente com outros intelectuais, fundou o Ateneo de la Juventud, grupo cultural que pretendia um México moderno e aberto ao que se passava no mundo. 
Viveu em Madrid entre 1914 e 1924, onde aperfeiçoou o manejo da língua espanhola.  Em 1915, publicou “Visión de Anáhuac” para conjurar qualquer acusação de estrangeirista. Esta obra é considerada uma das visões mais lúcidas e poéticas do México pré-hispânico e tem sido leitura obrigatória nos cursos de cultura mexicana.  
Como membro do corpo diplomático, trabalhou em França, no Brasil e na Argentina, onde impulsionou a obra do então jovem Jorge Luís Borges. No Brasil, em 1933, escreveu “Romances del río de enero”. Em 1939, regressou ao seu país, organizando – na qualidade de académico – o actual Colegio de México. Influenciou as obras de quase todos os escritores mexicanos que se lhe seguiram, como Octavio Paz e Carlos Fuentes.
Nos últimos anos de vida, dedicou-se unicamente à literatura, fixando-se numa casa-biblioteca, transformada hoje em museu e denominada Capilla Alfonsina.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...