sábado, 18 de maio de 2013

18 DE MAIO - TERESA VILLAVERDE CABRAL

EFEMÉRIDETeresa Villaverde Cabral, actriz, cenógrafa, argumentista, assistente de realização e realizadora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 18 de Maio de 1966.
O seu primeiro filme, “A Idade Maior, teve estreia mundial no Fórum do Jovem Cinema da Berlinale, em 1991. Foi premiado no Festival de Dunquerque com o Prémio CICAE e, no Festival de Valência, obteve o Prémio Especial do Júri. Esta película faz uma reconstituição do Portugal no início dos anos 1970, marcado pelas guerras coloniais.
Três anos mais tarde, o filme “Três Irmãos” recebeu o prémio para a Melhor Actriz (Maria de Medeiros) no Festival de Veneza, atribuição repetida nos Festivais de Cancún e de Valência, onde seria distinguido também com os prémios de Melhor Realização e de Melhor Fotografia.
Os Mutantes” (1998), apresentado na Selecção Oficial Un Certain Regard do Festival de Cannes, foi uma obra decisiva para a sua projecção internacional, recebendo – no Festival de Roma – o Prémio da ONU. Apresentado também nos Festivais de Taormina e de Buenos Aires, tem como tema a vivência dos jovens habitantes dos bairros ditos “marginais”, a maioria incapaz de se integrar nos modelos sociais vigentes.
 Transe” (2006) foi apresentado em Cannes e Toronto, enquanto “Cisne” (2011) foi exibido no Festival de Veneza. Teresa Villaverde Cabral pertence à primeira “fornada” de cineastas formados pela Escola Superior de Teatro e Cinema, que desenvolve a sua actividade desde os anos 1990

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...