quinta-feira, 23 de maio de 2013

23 DE MAIO - OTTO LILIENTHAL

EFEMÉRIDE – Karl Wilhelm Otto Lilienthal, pioneiro alemão da aeronáutica, conhecido como o “pai do voo planado”, nasceu em Anklam no dia 23 de Maio de 1848. Morreu em Berlim, em 10 de Agosto de 1896. É considerado o primeiro homem a ter feito voar, repetidas vezes, um aparelho mais pesado que o ar.
Desde os primeiros voos de balão dos irmãos Montgolfier, a aeronáutica estava orientada em duas direcções: os aparelhos “mais leves” e os “mais pesados” que o ar. Esta última via foi explorada com muito rigor por Lilienthal. Apaixonado pela aviação desde a infância, ele ensaiava já, por volta de 1860, juntamente com o irmão, grandes planadores rudimentares e, mais tarde, máquinas de asas batentes.
Tornando-se engenheiro, publicou em 1889 uma importante obra sobre o voo dos pássaros (“Der Vogelflug als Grundlage der Fliegekunst”), considerada uma base da aviação, Dois anos mais tarde, construiu um planador “a sério”, com bases científicas. Foi também um dos primeiros a demonstrar a importância da curvatura das asas.
Lilienthal realizou cerca de dois mil voos planados, entre 1891 e 1896, atingindo em alguns deles cerca de 350 metros de distância. Várias vezes, conseguiu subir mais alto que a colina que lhe servia de ponto de partida. Tentou também criar uma máquina mais pesada do que o ar, usando um motor de ácido carbónico. Fazia questão de experimentar todas as máquinas que construía. Em Agosto de 1896, durante um voo, uma rajada de vento fez com que ele se despenhasse de uma altura de 17 metros, fracturando a coluna vertebral. Morreu no dia seguinte. As suas últimas palavras foram: «Os sacrifícios devem ser feitos».
Lilienthal foi o primeiro homem a ser fotografado em pleno voo, tendo exercido influência sobre todos os pesquisadores, porque inspirou os hesitantes e trouxe confiança ao futuro da aviação. Alguns dos seus estudos, baseados no voo das cegonhas, contribuíram igualmente para o desenvolvimento das asas delta.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...