segunda-feira, 27 de maio de 2013

27 DE MAIO - JOHN CHEEVER

EFEMÉRIDEJohn Cheever, escritor norte-americano, nasceu em Quincy, Massachusetts, no dia 27 de Maio de 1912. Morreu em Ossining, Nova Iorque, em 18 de Junho de 1982. De entre as suas obras mais famosas, contam-se “The Stories of John Cheever”, que recebeu o Prémio Pulitzer para ficção em 1979.
Apelidado por vezes de “Chekhov dos subúrbios”, as suas obras de ficção têm como cenários o Upper East Side de Manhattan, os subúrbios de Westchester County em Nova Iorque e pequenas vilas e cidades de New England e South Shore.
Cheever começou a ser conhecido pelos seus contos (é autor de mais de 200), mas também escreveu romances, como “The Wapshot Chronicle” (Prémio National Book de 1958), “The Wapshot Scandal” (Medalha William Dean Howells em 1965) e “Falconer”. Muitas das suas obras exprimem a nostalgia de um estilo de vida em extinção, caracterizado por um profundo senso de comunidade e de tradições culturais, em oposição ao nomadismo alienante dos subúrbios.
A compilação dos seus contos, “The Stories of John Cheever”, foi também premiada com o Prémio National Book Critics Circle. Em 1982, seis semanas antes do seu falecimento, Cheever foi galardoado pela Academia das Artes e das Letras Americana, com a Medalha Nacional para Literatura.
A sua vida privada ficou marcada pelo alcoolismo (que acabaria por o matar) e pela bissexualidade. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...