quarta-feira, 10 de julho de 2013

10 DE JULHO - SOFIA VERGARA


 
EFEMÉRIDESofía Margarita Vergara, modelo, apresentadora e actriz colombiana, nasceu em Barranquilla no dia 10 de Julho de 1972.
Completou o ensino médio no Colégio Marymount Academy de Barranquilla. Foi descoberta por um fotógrafo “caça talentos” numa praia colombiana e contratada de imediato como modelo para um comercial da Pepsi, que teve muito êxito e a lançou como modelo de publicidade e de passerelles.
A sua carreira internacional começou quando foi uma das apresentadoras do Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, no Chile, e se enamorou do cantor mexicano Luís Miguel. O seu nome surgiu em todos os meios de comunicação latino-americanos. Posteriormente, mudou-se para Miami e assinou um contrato de exclusividade com a rede hispânica Univisión. Apresentou os programas “Fuera de Serie” e “A que no te Atreves”. Também apresentou o programa “La Bomba” para uma estação local de Nova Iorque, depois de participar como actriz na telenovela “Acapulco cuerpo y alma” do canal mexicano Televisa.
O seu ingresso no mercado anglo-saxónico iniciou-se com a participação, como apresentadora, nos American Comedy Awards para o canal FOX, onde conheceu o realizador Barry Sonnenfeld, que lhe ofereceu um papel no filme “Big Trouble” da Disney. Protagonizou depois diversos filmes, como”Chasing Papi”, “Soul Plane”, “The 24th Day”, “Lords of Dogtown” e “Grilled”. Lançou-se na televisão americana em Setembro de 2005, na comédia “Hot Properties” do canal ABC.
Além de actriz, Sofía Vergara é uma conhecida modelo e tem feito publicidade para a McDonalds e para a Colgate, entre outras marcas de renome mundial. Tem a sua própria linha de roupa, chamada “Vergara by Sofía”.
Em 2011, entrou na série de comédia “Modern Family”, interpretando o papel da colombiana Gloria. Foi nomeada, em 2010 e 2011, para o Golden Globe Awards e para o Emmy Awards de Melhor Actriz coadjuvante na referida série. Em Julho de 2012, a conhecida revista “Forbes” divulgou uma lista, onde Sofía apareceu em 1º lugar, como a actriz mais bem paga da televisão entre os anos 2011 e 2012. Entrando em linha de conta com os salários e os ganhos de publicidade, Sofía facturou 19 milhões de dólares. Reside actualmente nos Estados Unidos. Em 2012, foi eleita “A Mulher Mais Desejada do Ano” pelo magazine inglês “AskMen”.
No ano 2000, foi-lhe diagnosticado um cancro na tiróide mas, após uma cirurgia e um tratamento de radiações de iodo, ficou completamente curada. Está noiva, há um ano, do empresário Nick Loeb. Teve um primeiro casamento aos 18 anos, de que nasceu um filho. Fez até agora cerca de vinte filmes e 14 séries e novelas de televisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...