terça-feira, 9 de julho de 2013

8 DE JULHO - JUNE ALLYSON


 
EFEMÉRIDEJune Allyson, de seu verdadeiro nome Ella Geisman, actriz norte-americana, morreu em Ojai, na Califórnia, em 8 de Julho de 2006. Nascera em Bronx, um bairro de Nova Iorque, no dia 7 de Outubro de 1917. Iniciou a sua carreira no teatro, como corista, dançarina e cantora. A sua estreia no cinema ocorreu em 1943, no filme “Girl crazy”, ao lado de Mickey Rooney. Apesar da sua pequena estatura (1,55 cm) e da sua voz rouca, destacou-se em Hollywood como uma das mais cativantes personalidades do cinema. Era considerada pelos seus colegas como uma pessoa sincera, alegre e jovial.
Teve uma infância pobre. O pai era alcoólico, trabalhava como porteiro e, quando Ella tinha seis anos, abandonou a mulher e a filha. A mãe teve de exercer pequenos ofícios instáveis, como operadora de telefones e caixa num restaurante, para que ambas pudessem sobreviver.
Aos oito anos, foi atingida por um pesado galho de árvore, que se partira com um raio e que lhe causou sérios ferimentos, imobilizando-a durante um longo período. Foi tanto o esforço e o desejo de voltar a caminhar, que a visualização de filmes, especialmente os musicais, lhe devolveram a esperança de recuperar a mobilidade. Os médicos tinham prognosticado que ela não voltaria a andar. No entanto, ela foi progressivamente abandonando a cadeira de rodas e as muletas… Com a ajuda igualmente de muitas sessões de hidromassagem, não só conseguiu voltar a caminhar, como ingressaria mais tarde, como dançarina, nos palcos da Broadway.
Estava a estudar Humanidades, quando decidiu seguir a carreira dramática. Entrou na revista “Sing out the news”, como corista. Passou a utilizar então o nome artístico porque ficaria conhecida. Foi depois escolhida para substituir Betty Hutton no musical “Panama Hattie”, o que lhe abriu as portas do sucesso. Em 1938, participou no musical “The Best foot forward”, o que lhe permitiu chegar aos estúdios da MGM, depois de ser escolhida para protagonizar a versão cinematográfica daquele musical.
A partir de 1942, foi contratada pela MGM e, desde daí, foram muitos anos de grandes êxitos, como “Two Girls and a Sailor” em 1944, “Two Sisters from Boston” em 1946, “Good News” em 1947, “The Three Musketeers” em 1948 e “Little Woman” em 1949. Em 1951, ganhou um Globo de Ouro pela sua interpretação na comédia “Too Young To Kiss”.
Em 1944, entrara no filme “Meet the People”, contracenando com Dick Powell, com quem se casou em Agosto de 1945. Após a morte de Dick em 1963, casou-se mais duas vezes, a última das quais, em 1976, com o dentista David Ashrow, com quem viveu até à sua morte em 2006.
Quando deixou o cinema, fez fortuna na TV com o “June Allyson Show”. Em 1970, foi ainda a estrela principal da comédia “Quarenta quilates”.
Faleceu aos 88 anos, de insuficiência respiratória e bronquite aguda. Tem uma estrela na Avenida das Celebridades em Hollywood, outorgada para premiar a sua brilhante carreira.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...