sexta-feira, 23 de agosto de 2013

23 DE AGOSTO - VICKY LEANDROS


 
EFEMÉRIDEVicky Leandros, de seu verdadeiro nome Vassiliki Papathanasiou, cantora grega, nasceu em Paleokastritsa, Corfu, no dia 23 de Agosto de 1949. Como o pai desejava expandir a sua própria carreira musical, partiu para a Alemanha e Vicky cresceu em casa de uma avó até aos 5 anos. Em 1957, os pais levaram-na também para a Alemanha, passando a família a viver toda em Hamburgo. Os pais, no entanto, divorciaram-se e ela ficou com o pai. Muito nova, Vicky Leandros revelou o seu talento e, com apenas 13 anos, publicou o primeiro single que teve sucesso imediato na Alemanha.
Em 1967, Leandros foi convidada para representar o Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção em Viena, com a melodia “L'amour est bleu”. Vicky terminou a competição em 4º lugar, dando início a uma grande carreira musical. Cantava já em oito línguas e os seus álbuns foram vendidos em todo o mundo, com enorme sucesso.
Em 1970, gravou “Ich Bin”, o seu primeiro show para a televisão alemã. A emissão foi difundida para treze países europeus e para os Estados Unidos, sendo recompensada – em 1971 – com a Rosa de Bronze do Festival Internacional de Montreux.
Em 1972, recebeu um segundo convite para representar o Luxemburgo no Festival da Eurovisão em Edimburgo. Aceitou e venceu o certame com a melodia “Après toi”, que foi um êxito em toda a Europa. O total de vendas ultrapassou os 10 milhões de cópias.
No fim de 1972, participou na celebração do 50º aniversário da BBC interpretando “Auntie” com o francês Enrico Macias, o grego Demis Roussos e outros cantores.
Às suas frequentes tournées pela Alemanha, Vicky acrescentou espectáculos no Olympia de Paris e no Royal Albert Hall em Londres, fazendo também um concerto mítico no estádio de Tessalónica (Grécia) perante 60 000 espectadores, bem assim como alguns shows para a BBC.
Interrompeu a sua participação em espectáculos durante alguns anos (1986/95), para se poder dedicar melhor à família. Continuou, no entanto, a gravar discos, apresentando-os nas televisões dos países de língua germânica. A edição de diversos álbuns gregos obrigaram-na a deslocar-se à Grécia, onde a totalidade dos seus discos publicados desde 1968 tinha sido reeditada em CD destinados ao consumo local e também à exportação.
Durante a sua carreira, tem trabalhado com muitos compositores e produtores conhecidos, tais como Brad Shapiro e Michael Legrand, e também com maestros como Herbert Von Karajan.
Em 2000, começou a produzir os seus próprios discos. O álbum “Jetzt/Now” foi um grande sucesso e as suas composições foram consideradas como as melhores baladas da última década. No mesmo ano, obteve o Prémio de Melhor Intérprete Alemã na categoria “pop” e, em 2001, foi consagrada como a Melhor Intérprete Internacional, igualmente na Alemanha.
Em 2003, gravou um álbum com canções de Mikis Theodorakis, acompanhada pela Kamerata Orchestra e sob a supervisão do próprio Theodorakis. Constituiu um grande êxito na Alemanha, na Europa Central e na Grécia. Os media celebraram o seu regresso e as revistas da especialidade afirmaram que foi um dos melhores álbuns por ela realizado. Em Dezembro de 2003, surgiu nalguns programas das televisões alemãs e gregas e na Gala de José Carreras.
Leandros tem recebido numerosos prémios, discos de ouro e platina, em todo o mundo, tendo vendido mais de 100 milhões de discos. Em 2004, foi galardoada com a Ordem de São Marco, a mais alta distinção dada a uma mulher pela igreja ortodoxa grega, que assim lhe agradeceu a sua acção a favor das crianças de África. Cantou o hino nacional grego, quando da abertura dos Jogos Paralímpicos de Atenas (2004).
Em Janeiro de 2007, tornou-se adjunta do presidente da Câmara do Pireu, encarregada da cultura e do desenvolvimento internacional daquela cidade portuária grega. Apesar das suas novas actividades políticas e da sua vontade expressa de transformar o Pireu, não se coibiu de fazer uma tournée de 3 meses através da Alemanha. Renunciando mais tarde à política, Vicky Leandros apresentou, em Março de 2009, um novo álbum na Alemanha. Mais recentemente, em 2011, colaborou numa das canções de um CD do grupo alemão “Scooter”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...