terça-feira, 10 de setembro de 2013

10 DE SETEMBRO - LUIZ FRANCISCO REBELLO


 
EFEMÉRIDELuiz Francisco Rebello, advogado, dramaturgo, crítico teatral, historiador de teatro e ensaísta português, nasceu em Lisboa no dia 10 de Setembro de 1924. Morreu na mesma cidade em 8 de Dezembro de 2011.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, especializou-se na área de Direitos de Autor e foi presidente da Sociedade Portuguesa de Autores durante 30 anos (1973 a 2003). Foi também vice-presidente da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores.
Fundou e dirigiu, em 1946, juntamente com Gino Saviotti, o Teatro-Estúdio do Salitre e, em 1971, foi nomeado director do Teatro São Luiz, cargo de que se viria a demitir no ano seguinte por não concordar com as ingerências da Comissão de Censura.
Juntamente com José Saramago, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues, foi – em 1992 – um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura.
 Colaborou em vários jornais e revistas, entre eles a “Colóquio-Letras”, o “Jornal de Letras”, a “Seara Nova” e a “Vértice”. Dirigiu, desde 1971, um “Dicionário do Teatro Português” publicado em fascículos.
Entre as distinções que recebeu, salientam-se: a comenda da Ordem do Infante D. Henrique (1985); as insígnias de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito (1991), atribuídas pelo ministro da Comunicação francês; e a Ordem de Mérito (1995), atribuída pelo presidente da República Dr. Mário Soares. Escreveu cerca de quarenta livros (peças de teatro, ensaios e história do teatro), tendo-se estreado como dramaturgo em 1947, com “Fábula em Um Acto”.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...