sexta-feira, 20 de setembro de 2013

20 DE SETEMBRO - GEORGE R. R. MARTIN


 
EFEMÉRIDE George Raymond Richard Martin, cenarista e escritor norte-americano de ficção científica, terror e fantasia, mais conhecido como George R. R. Martin ou simplesmente GRRM, nasceu em Bayonne, Nova Jersey, no dia 20 de Setembro de 1948. É autor da popular série de livros de fantasia épica “As Crónicas de Gelo e Fogo”.
Tornou-se desde muito jovem um leitor compulsivo de bandas desenhadas de super-heróis. Em 1970, completou o seu bacharelado em Jornalismo, na Universidade Northwestern, no Illinois. Fez, no ano seguinte, o mestrado na mesma universidade.
Objector de consciência, em vez de ter feito a guerra do Vietname, fez dois anos de voluntariado num programa de luta contra a pobreza (1972/74). De 1976 a 1978, foi professor de Jornalismo na Clarke University de Dubuque.
Começou a escrever contos de ficção científica no começo da década de 1970 e, apesar do início da sua carreira não ter sido fácil, nunca se desencorajou. Anos depois, venceria os seus primeiros Hugo Award e Nebula Award, premiando um dos seus contos.
Apesar de muitos dos seus livros serem de fantasia ou terror, alguns dos seus trabalhos encaixavam-se perfeitamente na ficção científica ou em histórias futuristas. Também escreveu, pelo menos, uma obra de cunho político-militar: “Night of the Vampires”.
Durante a década de 1980, começou a escrever igualmente para a televisão e trabalhou ainda como editor de livros. A sua novela “Nightflyers” foi adaptada ao cinema em 1987.
Em 1991, voltou aos livros, começando a escrever uma obra que se tornaria uma série de fantasia épica, “As Crónicas de Gelo e Fogo”, composta de sete volumes, que começaram a ser publicados em 1996. Em Novembro de 2005, “A Feast for Crows”, o quarto volume da série, tornou-se o livro mais vendido da lista do “The New York Times”, alcançando a mesma posição no top do “The Wall Street Journal”. A série foi aplaudida por autores, leitores e críticos do mundo inteiro.
Em 2007, a HBO comprou os direitos de adaptação para a televisão de toda a série “As Crónicas de Gelo e Fogo”, tendo os primeiros episódios sido estreados em 2011, com uma audiência superior a 4 milhões de telespectadores.
GRRM tem sido recompensado com numerosos prémios e, em 2011, foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pelo magazine “Times”.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...