segunda-feira, 14 de outubro de 2013

14 DE OUTUBRO - CLIFF RICHARD


 
EFEMÉRIDECliff Richard, de seu verdadeiro nome Harry Rodger Webb, cantor britânico, nasceu em Lucknow, na Índia, no dia 14 de Outubro de 1940.
Com a banda “The Shadows”, dominou o cenário musical popular britânico no final dos anos 1950 e começo dos 1960. No fim da década de 1960, Cliff e os outros componentes dos “Shadows” decidiram seguir carreiras separadas. O grupo prosseguiu as suas actuações, só voltando a actuar com Cliff em 2009 e 2010. A partir de então, só causas humanitárias e de beneficência os voltarão a reunir.
A conversão ao Cristianismo (conhecida oficialmente em 1966) e uma subsequente sofisticação na sua música fez com que evoluísse do rock e hard rock inicial para outros estilos, como: pop rock, gospel (rockspell), reggae, country, comédias musicais, etc.. Depois de meio século de carreira, Cliff continua a ser muito popular no Reino Unido, na Europa, na Austrália, na Nova Zelândia e no Japão, embora nunca tenha tido grande êxito nos Estados Unidos. Dedica-se a muitas obras de caridade e, durante os seus concertos, refere-se frequentemente à sua fé em Deus.
Editou mais de 100 CD de sucesso, sendo – juntamente com Elvis Presley – o único artista a estar na lista dos discos mais vendidos durante os anos 1950 a 1990, tendo por isso direito a ser mencionado no “Guiness Book”. Terá vendido até hoje para cima de 250 milhões de discos.
É frequentador assíduo do Algarve desde 1961, dividindo actualmente a sua vida entre Portugal e os Barbados. Adquiriu uma casa em Albufeira e dedica-se à produção de vinhos. A sua marca “Vida Nova” tem sido premiada em inúmeros concursos internacionais, enquanto ele se tornava num dos grandes embaixadores do turismo algarvio. Possui também moradias em Nova Iorque e Inglaterra.
Foi feito Oficial da Ordem do Império Britânico em 1980, tendo sido enobrecido em 1995 pela rainha Isabel II, o que lhe dá o direito a ser tratado por “Sir”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...