sexta-feira, 18 de outubro de 2013

18 DE OUTUBRO - JEAN-CLAUDE VAN DAMME



EFEMÉRIDEJean-Claude Van Damme, de seu verdadeiro nome Jean-Claude Camille François Van Varenberg, actor, realizador e produtor de cinema belga, especialista em artes marciais, nasceu em Berchem-Sainte-Agathe no dia 18 de Outubro de 1960.
Em criança era muito franzino e sensível, o que levou o pai a procurar algo que pudesse fortalecê-lo, tanto física como mentalmente. Foi assim que, aos dez anos, começou a treinar artes marciais. Simultaneamente, tornou-se um bom bailarino e fez ballet durante seis anos. Aos dezasseis, recebeu o cinto negro do karaté e tornou-se Campeão Europeu, vencendo o European Pro Karate Association. Tornou-se popular também no culturismo, conquistando o título de Mr. Bélgica.
Emigrou para os Estados Unidos (Los Angeles) em 1982, mesmo sem falar inglês, com a finalidade de iniciar uma carreira no cinema. Para sobreviver, começou por desempenhar várias tarefas, como entregar pizas ao domicílio, colocar alcatifas, treinador de culturismo e motorista de limusinas. Este último trabalho proporcionou-lhe alguns encontros, como por exemplo travar conhecimento com o actor Chuck Norris. Começou a fazer pequenos papéis no cinema e passou, por essa época, a usar o nome pelo qual ficaria conhecido.
Ainda nos anos 1980, alcançou sucesso com vários filmes, entre os quais “Bloodsport” e “Kickboxer”. Nos anos 1990/2000, protagonizou, entre outros, “Duplo Impacto”, “Soldado Universal” e “O Alvo”. Em 1994, o “Guardião do Tempo” foi campeão de bilheteiras, com mais de 100 milhões de dólares de receitas.
Nunca mais deixou o cinema, não só como actor, mas também como escritor, guionista, produtor, realizador e coreógrafo de cenas de luta. Em 1996, realizou o seu primeiro filme, “O Grande Torneio”, no qual foi igualmente cenarista, produtor e actor. Foi um êxito.
Vários realizadores asiáticos convidaram-no para os seus filmes, servindo-se dele como um trampolim para o mercado americano.
Em 1998, foram-lhe diagnosticados problemas bipolares com tendências suicidárias. Em 1998/99, começou a consumir drogas, conseguindo no entanto fazer ainda dois filmes. Submeteu-se depois, com êxito, a um tratamento anti-drogas.
Em 2000, voltou ao cinema mas sem o sucesso anterior. Em 2009, no seguimento de um contrato com a Sony, protagonizou um filme editado directamente em DVD (“Universal Soldier - 3). Produziu, mais tarde, “The Eagle Path”, destinado também ao lançamento em DVD. Este filme foi escrito, realizado, representado e – sobretudo – financiado até ao último cêntimo por ele próprio.
No Festival de Cannes de 2013, Van Damme anunciou que está à frente de um projecto de uma série para televisão a realizar no Dubai. Esta série, “Luxury meets justice”, será produzida pela Fashion TV e será exibida durante duas temporadas, cada uma com um filme-piloto e doze episódios.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...