segunda-feira, 21 de outubro de 2013

21 DE OUTUBRO - GENTO



EFEMÉRIDEPaco Gento, de seu nome completo Francisco Gento López, futebolista espanhol, considerado um dos melhores jogadores do seu tempo, nasceu em Guarnizo, Cantábria, no dia 21 de Outubro de 1933.
Fez a sua formação no Real Racing Club de Santander e jogou pela primeira vez na Liga Espanhola em 1952/53. Foi contratado depois pelo Real Madrid CF, onde se iria tornar um jogador lendário. No princípio, teve dificuldades em ganhar um lugar na equipa, recheada de grandes estrelas, mas em breve se impôs ao lado de Alfredo Di Stefano. Logo na primeira época, foi Campeão de Espanha, bisando um ano depois. Venceu a Taça Latina de 1955 e, na temporada seguinte, conquistou a 1ª edição da Liga dos Campeões Europeus. O Real Madrid iniciava, assim, cinco anos de domínio na Europa. Voltou a ganhar a Taça Latina em 1957.   
Em 1960, os merengues qualificaram-se para a 1ª edição da Taça Intercontinental, a disputar com os uruguaios do CA Peñarol. Empate a zero em Montevideu e vitória em Madrid por 5-1, com o quinto golo a ser marcado por Gento.
É o único jogador a ter vencido por seis vezes a Liga dos Campeões Europeus (1956 até 1960 e 1966), ganhou 12 Ligas de Espanha, duas Taças do Rei e a Taça do Mundo de Clubes de 1956. Até 2013, foi o futebolista espanhol com mais títulos oficiais conquistados (24). O seu recorde foi superado por Xavi, quando este ajudou o FC Barcelona a vencer a Super Taça de Espanha de 2013, o seu 25º título oficial.
É considerado um dos jogadores mais rápidos de todos os tempos, pois podia correr 100 metros na casa dos 10 segundos, com a bola nos pés, tempo próximo das marcas obtidas por atletas velocistas nas provas de 100 metros.
É o melhor artilheiro da história do Troféu Ramón de Carranza, ao lado de Eusébio. Representou o Real Madrid durante 18 épocas e jogou na Selecção de Espanha de 1955 a 1969. Abandonou a prática desportiva em 1971.
Seguiu depois a carreira de técnico, treinando equipas relativamente modestas, como o Real Madrid Castilla CF, o CD Castellón, o CF Palencia e o Granada CF. Foi embaixador do Real Madrid na Europa. Completa hoje oitenta anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...