sábado, 26 de outubro de 2013

26 DE OUTUBRO - TOMÁS DA ANUNCIAÇÃO



EFEMÉRIDETomás José da Anunciação, pintor português do Romantismo que, após tentar vários géneros, acabou por se dedicar à pintura de animais, nasceu em Lisboa no dia 26 de Outubro de 1818. Morreu, igualmente na capital portuguesa, em 3 de Abril de 1879.
Estudou na Academia das Belas-Artes, que funcionava então no Convento de S. Francisco, local onde chegou a dar aulas de Pintura da Paisagem e Desenho do Antigo. Estudou igualmente em França.
A sua obra, que revela minuciosamente os detalhes mais ínfimos, manifesta influências tanto do Romantismo como do Naturalismo Realista. Participou em diversas exposições: 3.ª e 4.ª Exposições Trienais da Academia Real de Belas Artes, em 1852 e 1856; 1.ª Exposição da Sociedade Promotora de Belas-Artes; Exposição Universal de Paris (1867); e Exposição de Madrid (1871). Foi director da Real Galeria de Pintura do Palácio Nacional da Ajuda.
O seu quadro mais conhecido, “O Vitelo” (1871), encontra-se no Museu Nacional de Arte Contemporânea, mas também se encontram outras obras suas noutros museus, como a Casa-Museu dos Patudos em Alpiarça e o Museu Grão-Vasco em Viseu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...