segunda-feira, 28 de outubro de 2013

28 DE OUTUBRO - ROGÉRIO SAMORA



EFEMÉRIDE – José Rogério Filipe Samora, actor português, nasceu em Lisboa no dia 28 de Outubro de 1958.
Bacharelou-se em Teatro (Formação de Actores), na Escola Superior de Teatro e Cinema. Estreou-se como actor na Casa da Comédia, com a peça “A Paixão Segundo Pier Paolo Pasolini”, de René Kalisky (Prémio de Actor Revelação - 1981), dirigido por Filipe La Féria. Com o mesmo encenador, trabalhou depois regularmente em espectáculos como “A Marquesa de Sade” de Mishima, “A Ilha do Oriente” de Mário Cláudio e “Eva Perón” de Copi. Trabalhou ainda com Carlos Avilez, Fernanda Lapa, João Lourenço, Artur Ramos e Luís Miguel Cintra, entre outros.
Actuou regularmente na televisão (séries, novelas, telefilmes e teatro) e participou em quase meia centena de longas-metragens no cinema. Foi dirigido por realizadores conceituados: Manoel de Oliveira, João Mário Grilo, João Botelho, António Pedro Vasconcelos, Maria de Medeiros, Luís Filipe Rocha, Margarida Cardoso, José Fonseca e Costa, etc. 
Entre as suas mais recentes participações, salienta-se “98 Octanas” (2006) de Fernando Lopes (realizador que também o dirigiu em “O Delfim”, com o qual foi nomeado para Melhor Actor nos Globos de Ouro de 2003) e “O Capacete Dourado” (2007) de Jorge Cramez. Participou igualmente na dobragem portuguesa do filme “O Rei Leão”, dando voz – quer nos diálogos, quer nas canções – ao personagem Scar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...