sábado, 5 de outubro de 2013

5 DE OUTUBRO - MARGARIDA MARANTE


 
EFEMÉRIDE – Maria Margarida Marante Rodrigues Anjos, jornalista portuguesa, morreu em Lisboa no dia 5 de Outubro de 2012, vítima de ataque cardíaco. Nascera em Freixo de Espada à Cinta, em 29 de Junho de 1959. Era licenciada em Direito.
Em 1976, ingressou no semanário “Tempo”. No ano seguinte, colaborou na revista “Opção”. Em 1978, por concurso público, entrou para o serviço de informação da recém-criada RTP 2. Em 1979, mudou-se para a RTP 1. De 1983 a 1985, fez uma especialização em Jornalismo nos Estados Unidos da América. Na RTP, apresentou vários programas de grandes entrevistas, tendo efectuado também uma reportagem e recebido um prémio por um trabalho sobre maus-tratos infantis.
Em 1989, foi convidada para dirigir a edição portuguesa da revista “Elle”. Em 1991, entrou para a TSF e tornou-se colaboradora do semanário “Expresso”. Em 1990, foi despedida – juntamente com Maria Antónia Palla e Maria Elisa Domingues – da RTP. O motivo alegado foi o facto de acumularem o trabalho na TV pública com cargos nas revistas femininas “Elle”, “Marie Claire” e “Máxima”. As três jornalistas levaram o caso a tribunal e ganharam mas, ao contrário de Maria Elisa que exigiu a reintegração, Margarida, que entretanto se dedicara à advocacia, decidiu não o fazer.
Em 1992, fez parte da equipa fundadora da SIC. Apresentou os programas de actualidade política “Sete à Sexta” e “Contra-Corrente”', assim como “Crossfire”, este juntamente com Miguel Sousa Tavares. A partir de 1996, lançou o programa de hora e meia de reportagem e debate sobre temas sociais, '”Esta Semana”, que se manteve até 2001, sendo líder de audiências e premiado com um Globo de Ouro em 1999. Em 2000/01, apresentou um programa de debate político com José Sócrates, Paulo Portas e Proença de Carvalho. Saiu da SIC em Outubro de 2001, em solidariedade com Emídio Rangel, director do canal desde a sua fundação, que entrara em conflito com a administração e saíra em Setembro.
Regressou à TSF em 2003, efectuando também entrevistas para o “Notícias Magazine”, revista de domingo do “Diário de Notícias” e do “Jornal de Notícias”. Entre 2006 e 2009, publicou no semanário “Sol” várias entrevistas com protagonistas da actualidade política.
Entre 2009 e 2010, foi directora de Comunicação da AMIAssistência Médica Internacional. A partir de 2010, trabalhou no livro-reportagem “Portugueses na América”, um projecto da FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento). O livro foi lançado em Dezembro de 2012, já após o seu falecimento.
Foi militante do PSD, tendo-se filiado em 1974, com Francisco Pinto Balsemão como proponente, mas afastou-se a partir de 1980, depois da morte de Francisco Sá Carneiro. Foi casada com o empresário Henrique Granadeiro, de quem teve três filhos, e com o também jornalista Emídio Rangel.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...