quarta-feira, 13 de novembro de 2013

13 DE NOVEMBRO - RUI TELES PALHINHA



EFEMÉRIDERui Teles Palhinha, botânico e professor universitário a quem se deve a exploração sistemática da flora açoriana, morreu em Lisboa no dia 13 de Novembro de 1957. Nascera em Angra do Heroísmo, em 4 de Janeiro de 1871. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra em 1893 e foi director do Jardim Botânico de Lisboa.
Foi professor em liceus de Santarém e Lisboa, e professor e director da Escola Normal Superior de Lisboa, onde ensinou Metodologia Especial das Ciências Histórico-Naturais. Na Universidade de Lisboa, foi professor e director da Faculdade de Farmácia e professor da Escola Politécnica, a actual Faculdade de Ciências, onde foi secretário e dirigiu a Biblioteca.
Era sócio da Academia das Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, da Real Academia de Córdova, da Sociedade Broteriana, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, da Société Botanique de France, da Société Botanique de Genève e da Société Linnéenne de Lyon.
Muitos dos seus escritos, resultantes sobretudo de excursões botânicas aos Açores em 1934, 1937 e 1938 sob a sua direcção, incidiram sobre as plantas do arquipélago.
No Outono de 1957, trabalhava ainda no manuscrito dum catálogo dos espermatófitos açorianos, quando um brutal acidente de viação o impediu de ultimar essa obra, que o ocupava com muito entusiasmo e que ele considerava o corolário dos seus estudos acerca da flora dos Açores. Veio a morrer em Novembro desse ano.
A cidade de Angra do Heroísmo atribuiu o seu nome a uma das ruas do bairro da Carreirinha, junto à Escola Básica Integrada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...