sábado, 23 de novembro de 2013

23 DE NOVEMBRO - HERBERTO HÉLDER



EFEMÉRIDEHerberto Hélder de Oliveira, poeta e ficcionista português de ascendência judaica, nasceu no Funchal em 23 de Novembro de 1930.
Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo trabalhado em Lisboa como jornalista, bibliotecário, editor, tradutor e apresentador de programas de rádio. Colaborou em diversas publicações, como “Graal” e “Pirâmide”.
A sua escrita começou por se situar no âmbito de um surrealismo tardio. Em 1964, organizou com António Aragão o “1º Caderno Antológico de Poesia Experimental", marco histórico da poesia portuguesa.
Viajou por diversos países da Europa, realizando trabalhos sem nenhuma relação com a literatura e, em 1971, foi redactor da revista “Notícia” em Luanda, Angola.
É considerado um dos mais originais poetas vivos de língua portuguesa. Figura misantropa, paira em torno de si uma atmosfera algo misteriosa, uma vez que recusa prémios e se nega a dar entrevistas. Em 1994, foi o vencedor do Prémio Pessoa, que recusou.
Entre as suas obras, salienta-se “Os Passos em Volta”, um livro de contos, e “Photomaton e Vox”, uma colectânea de ensaios, textos diversos e também vários poemas. “Poesia Toda” é o título de uma antologia pessoal dos seus livros de poesia que tem sido depurada ao longo dos anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...