terça-feira, 26 de novembro de 2013

26 DE NOVEMBRO - MARI ALKATIRI



EFEMÉRIDEMari Bim Amude Alkatiri, advogado, político e ex primeiro-ministro timorense, nasceu em Díli no dia 26 de Novembro de 1949.
Cresceu na terra natal, com os seus dez irmãos. Completou a educação primária e secundária em Díli, indo depois estudar para Moçambique e Angola, onde – em 1970 – se formou em Geografia na Escola Angolana de Geografia. Mais tarde, licenciou-se também em Direito Constitucional Privado e Público e Direito Constitucional na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique. Trabalhou como geómetra em Angola e leccionou em Maputo, sendo também Consultor Legal Sénior, num gabinete de advocacia na capital moçambicana. 
Foi consultor em Direito Internacional Público e Direito Constitucional junto do Parlamento Moçambicano e membro do grupo que elaborou a reforma legislativa sobre o Empreendedorismo em Moçambique. Iniciou um mestrado sobre “Direito Consuetudinário de Timor-Leste – a sua relação com a Lei Formal”, que interrompeu para regressar ao seu país em Outubro de 1999.
Passou a sua vida adulta a divulgar a injustiça da ocupação indonésia, após a Revolução dos Cravos em Portugal, e a corajosa luta do seu povo pela independência e liberdade.
Foi um dos membros fundadores da FRETILIN, o movimento de resistência e guerrilha que se tornou depois em partido. Nomeado primeiro-ministro de Timor-Leste em Maio de 2002, demitiu-se em Junho de 2006, no decurso de uma grave crise política, em que foi acusado de ter utilizado unidades do exército para eliminar fisicamente alguns adversários políticos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...