quinta-feira, 28 de novembro de 2013

28 DE NOVEMBRO - AGNIESZKA HOLLAND



EFEMÉRIDEAgnieszka Holland, guionista, argumentista e realizadora de cinema da Polónia, nasceu em Varsóvia no dia 28 de Novembro de 1948. É filha do sociólogo e jornalista Henryk Holland (antigo militante comunista de origem judaica) e da jornalista Irena Rybczyńska. A sua irmã, Magdalena Łazarkiewicz, é igualmente cineasta.
Depois da escolaridade secundária no Liceu Étienne Báthory em Varsóvia, fez estudos de cinema na Academia do Filme em Praga. De regresso à Polónia, foi assistente dos realizadores Krzysztof Zanussi e Andrzej Wajda.
O primeiro filme de que foi autora, “Actores Provinciais”, ganhou o Prémio da FIPRESCI no Festival de Cannes.
Depois da proclamação do estado de sítio na Polónia, esteve vários anos no estrangeiro (França, Alemanha e Estados Unidos). Actualmente, partilha a sua vida entre a França, os EUA e a Polónia.
Foi casada com o cenarista eslovaco Laco Adamík, que conheceu durante os estudos em Praga e de quem tem uma filha, Katarzyna Adamik, igualmente realizadora.
Entre as condecorações que recebeu, salientam-se a Medalha de Ouro de Mérito Cultural Polaca Gloria Artis” e a Cruz de Comendador com Estrela da Ordem Polónia Resituta”. Ao longo da sua carreira, já realizou cerca de trinta filmes e foi guionista e/ou argumentista em mais de vinte películas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...