sábado, 14 de dezembro de 2013

14 DE DEZEMBRO - RUBEN BERTA



EFEMÉRIDE Ruben Martin Berta, empresário brasileiro e ex-presidente da companhia de aviação Varig, morreu no Rio de Janeiro em 14 de Dezembro de 1966. Nascera em Porto Alegre no dia 5 de Novembro de 1907.
Estudante de medicina, foi contratado por Otto Ernst Meyer e, aos 19 anos, tornou-se o primeiro funcionário da Varig, como auxiliar de escritório e secretário dos seus fundadores.
Devido à Segunda Guerra Mundial, Otto Meyer – o então presidente da Varig – resolveu renunciar ao cargo para não prejudicar a companhia, já que era alemão e o Brasil apoiava os aliados. Em 1942, Ruben Berta assumiu o mais alto cargo da empresa.
Dedicou a maior parte da sua vida à companhia que tanto amava. Sob a sua direcção, a empresa brasileira atravessou um período de grande expansão. A esposa brincava, por vezes, dizendo que Ruben tinha uma amante e que ela se chamava Varig. Em 1945, lançou a ideia da Fundação dos Funcionários da Varig, que reuniria mais de metade das acções da companhia e viria a ser conhecida, depois de sua morte, por Fundação Ruben Berta.
Em 14 de Dezembro de 1966, sentiu fortes dores no coração, quando estava sentado à secretária. Os médicos foram chamados de imediato. Enquanto isso, Ruben insistiu em continuar a trabalhar, dando instruções ao seu adjunto Erik de Carvalho. Uma hora depois, morreu vítima de enfarte do miocárdio.
Após a sua morte, Erik de Carvalho assumiu a presidência da empresa. Foi dado o nome de Ruben Berta a um bairro da região norte; a uma pinacoteca e a um colégio público de Porto Alegre; e a um hospital e a uma avenida de São Paulo.
No interior da empresa, ele era chamado carinhosamente de “o velho” – o velho Berta. Tinha uma enorme dedicação ao trabalho e isso inspirava o pessoal, que via nele quase um ídolo. Nos fins-de-semana, era comum vê-lo nas instalações da companhia. Aos domingos, saía com a família mas, no final do dia, aparecia na empresa para saber como as coisas estavam a correr.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...