domingo, 19 de janeiro de 2014

19 DE JANEIRO - PAOLO BORSELLINO



EFEMÉRIDEPaolo Borsellino, magistrado italiano, nasceu em Palermo no dia 19 de Janeiro de 1940. Morreu na mesma cidade em 19 de Julho de 1992, vítima de um atentado perpetrado com uma viatura armadilhada. Como magistrado, conjuntamente com o juiz Giovanni Falcone, que seria assassinado dois meses antes dele, dirigiu vários processos judiciais contra a Máfia siciliana.
Nascido num bairro operário, Borsellino fez os seus estudos de Direito na Universidade de Palermo, onde se licenciou em 1962, tendo passado – em 1963 – no exame/concurso nacional de acesso à Magistratura.
Exerceu as funções em várias cidades sicilianas. Casou-se em 1968 e foi transferido para Palermo em 1975. Passou a dedicar-se inteiramente à luta contra a Máfia, tendo no seu activo a detenção de seis membros da organização em 1980. Neste mesmo ano, um dos seus próximos, o capitão de carabineiros Emanuele Basile, foi assassinado. Só a partir dessa data, Borsellino passou a ter protecção policial.
Investigou, até à sua morte, as ligações entre a Máfia e os poderes político e económico. Paolo Borsellino é considerado um dos mais importantes magistrados e um símbolo na luta contra a Máfia durante o século XX.
Várias escolas e edifícios públicos italianos têm o seu nome. Entre eles, o aeroporto internacional de Palermo, conhecido hoje como Aeroporto Falcone-Borsellino. Salvatore Riina, chefe do ramo corleonês da Máfia, cumpre actualmente prisão perpétua pelo assassinato dos dois magistrados. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...