quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

22 DE JANEIRO - LUÍS DE ALBUQUERQUE



EFEMÉRIDELuís Guilherme Furtado Mendonça Castilho de Albuquerque, professor universitário e historiador português, morreu em Lisboa no dia 22 de Janeiro de 1992. Nascera, igualmente em Lisboa, em 6 de Março de 1917.
Frequentou o Colégio Militar e licenciou-se em Ciências Matemáticas em 1939 e em Engenharia Geográfica em 1940, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Matemática na Universidade de Coimbra em 1959.
Iniciou a sua carreira como docente, na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, em 1941, onde foi também um especialista em História da Educação. Nesta mesma universidade, ascendeu por concurso público a professor catedrático, em Julho de 1966.
Nos anos 1940, participou activamente nas lutas antifascistas contra Salazar. Teve uma fecunda actividade literária na revista “Vértice”, da qual foi jornalista, director, editor e distribuidor. Nestas actividades, utilizou quatro pseudónimos, o que lhe evitou maiores problemas com a PIDE. Em 1946, foi presidente da Associação Académica de Coimbra, mas foi afastado por razões políticas.
Aclamado como um dos principais vultos da historiografia do Século XX no estudo dos Descobrimentos Portugueses, escreveu também para jovens e crianças e analisou a história da náutica e da marinha. Exerceu o cargo de presidente da Comissão Científica dos Descobrimentos Portugueses. Na sequência da Revolução de 25 de Abril de 1974, foi nomeado governador civil do distrito de Coimbra, único cargo político que ocupou (1974/76).
Entre 1978 e a sua jubilação em 1987, foi director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Em 1983, colaborou na organização da XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura e, em Novembro de 1984, apresentou – na Academia da Marinha – a comunicação “Gil Eanes e o Cabo Bojador”.
Em Outubro de 1991, foi hospitalizado na sequência de um acidente cardiovascular de que não viria a recuperar, falecendo em 1992 no Hospital da Marinha.
Foi membro de várias academias portuguesas e estrangeiras, deixando uma vastíssima obra literária. Tem uma rua com o seu nome na cidade de Lagos, no Algarve.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...