terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

11 DE FEVEREIRO - ELSA BESKOW



EFEMÉRIDEElsa (Maartman) Beskow, autora sueca de livros infantis, cuja obra continua a ser extremamente popular na actualidade, com livros continuamente reeditados, nasceu em Estocolmo no dia 11 de Fevereiro de 1874. Morreu em Djursholm, em 30 de Junho de 1953.
Estudou Educação Artística em Estocolmo, na Faculdade de Arte, Artesanato e Desenho, que se chamava então Tekniska Skolan. Casou-se em 1893, tendo tido seis filhos, um dos quais foi pintor.
Além de escrever, Elsa ilustrava igualmente os seus livros com belas aguarelas, tendo ilustrado também cartilhas e cancioneiros para as escolas suecas.
Elsa Beskow, a mais conhecida das escritoras suecas de literatura infantil, aliava a sua intenção de educar à sua capacidade extraordinária de ver o mundo pelos olhos das crianças. Muitos dos seus contos relatam aventuras idílicas passadas na Natureza e acontecimentos místicos com duendes e outras figuras imaginárias. As crianças são apresentadas sempre como seres bondosos, ordeiros e corajosos. O mundo encantado desta escritora continua vivo e apelativo, com muitos dos seus livros a serem considerados verdadeiros clássicos do género.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...