sábado, 15 de fevereiro de 2014

15 DE FEVEREIRO - EURICO CARRAPATOSO



EFEMÉRIDEEurico Carrapatoso, compositor português, nasceu em Mirandela no dia 15 de Fevereiro de 1962. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e iniciou os seus estudos musicais em 1985, tendo sido sucessivamente aluno de José Luís Borges Coelho, Fernando Lapa, Cândido Lima e Constança Capdeville. Em 1993, concluiu o Curso Superior de Composição no Conservatório Nacional de Lisboa.
Foi assistente de História Económica e Social na Universidade Portucalense e leccionou na área de Composição em várias instituições, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra. É professor de Composição na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional.
Recebe regularmente encomendas das principais instituições culturais portuguesas e a sua música tem vindo a ser executada, editada e difundida não apenas na Europa, mas também nos restantes continentes.
Entre os prémios recebidos, salientam-se: Prémio de Composição Lopes Graça da Cidade de Tomar (1999), Prémio da Identidade Nacional (Sociedade Histórica da Independência de Portugal - 2001) e Prémio Árvore da Vida (2011). Representou Portugal, por três vezes, na Tribuna Internacional de Compositores da UNESCO (Paris - 1998, 1999 e 2006). Foi distinguido com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, em 10 de Junho de 2004.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...