segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

24 DE FEVEREIRO - ALEXANDRE GUIRAUD



EFEMÉRIDE – Pierre Marie Jeanne Alexandre Thérèse de Guiraud, poeta, dramaturgo, romancista e filósofo francês, morreu em Paris no dia 24 de Fevereiro de 1847. Nascera em Limoux, em 24 de Dezembro de 1788.
Filho de um comerciante rico, não frequentou a escola comunal, recebendo a sua instrução, até à idade de quinze anos, sob a orientação de um preceptor. Tomou conhecimento de obras literárias clássicas, de autores como Virgílio, que virá a ser o seu predilecto. Ingressou depois na Escola de Direito de Toulouse, cidade onde criou um “Ginásio Literário”. Foi diversas vezes a Paris, onde o sucesso dos seus poemas lhe proporcionou o contacto com figuras eminentes das letras e lhe abriu as portas da Academia Francesa, onde foi eleito em Maio de 1826. Um ano antes, fora feito Cavaleiro da Ordem Real da Legião de Honra. Foi nomeado barão por Carlos X, em Março de 1827, como recompensa pela sua colaboração na ópera “Pharamond”.
Foi autor de numerosas poesias elegíacas, assim como de tragédias e romances. Escreveu igualmente “Filosofia Católica da História”, uma obra em três volumes, que lhe custou 20 anos de trabalho. 
Em 1843, publicou o seu último livro de poesia, “O Claustro de Villemartin”. Ele pressentia, segundo se disse depois, a aproximação da morte. Reuniu também, em quatro volumes, as suas obras completas, escrevendo um excelente prefácio datado de 1845. Voltou a Paris em Julho de 1946. A sua saúde, porém, entrara em declínio, morrendo no ano seguinte na tranquilidade do seu lar. As cerimónias fúnebres tiveram lugar na Abbaye-au-Bois, em presença do escritor Victor Hugo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...