terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

25 DE FEVEREIRO - NUNO HOMEM DE SÁ



EFEMÉRIDENuno Frederico Calvo Sierra Homem de Sá, actor português, nasceu em Lisboa no dia 25 de Fevereiro de 1962.
Estreou-se aos 20 anos na primeira telenovela portuguesa, “Vila Faia”, tendo-se popularizado desde logo. Em 1983, teve outra participação como actor, na segunda telenovela nacional, “Origens”, um novo sucesso de audiências. O talento de Nuno Homem de Sá e a sua boa presença em frente das câmaras valeram-lhe o convite para participar numa série da prestigiada produtora britânica Thames Television. Esta série inglesa chamava-se “Widows II” e foi realizada em 1984.
Partiu depois para os Estados Unidos da América, onde estudou música, informática e biologia no Cabrillo College na Califórnia, tendo obtido um Associate's Degree in Science and Arts em 1989. Em 1994, licenciou-se em Realização Cinematográfica, curso específico do programa de Theater Arts na Universidade da Califórnia – Santa Cruz. Regressou nesse ano a Portugal, voltando à televisão no início de 1995, na telenovela “Roseira Brava”.
Multifacetado, formou – em 1997 – o grupo de rock Banda Nuno e os Homens de Sá, onde era vocalista, guitarrista e compositor. Em 1998, participou no filme francês “La Capitale du Monde” e esteve também presente no Festival Internacional de Aguimez, nas Ilhas Canárias, em Espanha, com a peça teatral “Olhares de Perfil”, da autoria e encenada pelo brasileiro Roberto Cordovani. No ano seguinte, entrou numa nova peça de Cordovani, “Isadora Duncan”, desta vez levada à cena no Teatro Auditório do Casino Estoril. Ainda em 1999, foi com a mesma peça ao 1.º Festival Internacional de Teatro de La Paz, na Bolívia, e fez uma tournée de quatro meses pelo Brasil, seguindo-se, no mesmo país, uma digressão com “Orlando”, adaptação ao teatro de um texto de Virginia Woolf.
Durante a sua carreira, já protagonizou mais de 20 telenovelas e séries televisivas. Entrou igualmente em vários reality shows (Big Brother dos Famosos em 2002 e 1ª Companhia em 2005, entre outros).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...