quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

27 DE FEVEREIRO - WALTER DE SILVA



EFEMÉRIDEWalter Maria de Silva, designer de automóveis italiano, de origem portuguesa, nasceu em Lecco, Itália, no dia 27 de Fevereiro de 1951. Dirige, em Ingolstadt (Alemanha), o Centro de Estilo das marcas Audi, Lamborghini e Seat — todas do grupo Volkswagen. É um dos mais premiados designers de automóveis da nossa época.
Iniciou a sua carreira em 1975, no Centro de Design da Fiat em Turim. Três anos depois, começou a trabalhar no estúdio R. Bonetto, em Milão, dedicando-se sobretudo ao design de interiores.
De 1979 a 1986, trabalhou no Instituto Idea em Turim, como chefe de design industrial e de carros. Durante este período, Walter de Silva deu prioridade a projectos para diversas companhias do sector automobilístico.
Em 1986, após um breve período no Trussardi Design Milano, foi contratado pela Alfa Romeo como responsável pelo Centro de Design Alfa Romeo em Milão.
Oito anos depois, em 1994, foi nomeado chefe dos Centros de Design da Alfa Romeo e da Fiat, onde foi de suma importância na criação de diferentes modelos. Transferiu-se depois para a Seat, onde ocupou mais uma vez o cargo de chefe de design. Está neste sector desde o dia 1 de Janeiro de 1999.
O seu trabalho na Seat garantiu-lhe uma excelente reputação, como um dos designers mais prestigiados da actualidade. Entre as suas criações, estão o Salsa e o Salsa Emoción, assim como o Seat Alhambra, o Seat Arosa e o Seat Ibiza (2002). O Seat Arosa ganhou, em 2001, o Prémio Autores da revista alemã “Auto-Strassenverkehr”, pelo melhor design de carro da sua categoria. O Seat Salsa fora nomeado o Carro Conceito com o Melhor Design Exterior do Ano, em 2000, pela conceituada revista americana “Automotive News International”.
Ao longo da sua carreira, tem recebido inúmeros prémios de prestígio, como o Compasso d’Oro 1978; o Good Design Prize MITI 1984-1985; o Prémio SMAU 1988; o Car Design Award 1991; o Car of the Year 1998 (graças ao Alfa Romeo 156 desenhado em 1997); e o Eurostar 2000 (“Automotive News Europe”) para o Melhor Designer Europeu do Ano.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...