sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

28 DE FEVEREIRO - KAROLÍNA KURKOVÁ



EFEMÉRIDEKarolína Kurková, manequim e actriz checa, nasceu em Děčín no dia 28 de Fevereiro de 1984.
Aos 15 anos, um amigo reconheceu-lhe o talento e a beleza e mandou algumas das suas fotos para uma agência em Praga. Karolína começou desde logo a fazer publicidade e a desfilar nas passarelas. Resolveu então arriscar e viajou para Milão, para ganhar mais experiência como modelo.
Em Milão, ainda com 15 anos, assinou um contrato com Miuccia Prada. Em Setembro de 1999, apareceu na revista “Vogue”. Instalou-se seguidamente em Nova Iorque.
Vieram então os grandes contratos, como por exemplo com Victoria's Secret, o que a fez trabalhar junto de grandes estrelas da moda como Gisele Bündchen, Heidi Klum e Adriana Lima. Em 2002, desfilou com um sutiã avaliado em perto de dez milhões de dólares. No mesmo ano, recebeu o prémio Manequim do Ano nos Vogue Fashion Awards.  
Já apareceu em mais de 60 capas de revistas (cerca de 40 em várias edições da “Vogue”), tendo trabalhado para Yves Saint Laurent, Valentino, Chanel, Ralph Lauren, Oscar de la Renta, Louis Vuitton, John Galliano, Dior, Hugo Boss, Versace, Armani e Balenciaga, entre outros.
Segundo a revista “Forbes”, Kurková foi – em 2006 – a 8ª modelo mais bem paga do mundo, com ganhos calculados em 3,5 milhões de dólares e, em 2007, a 6ª com 5 milhões.
Em Novembro de 2008, foi eleita a Mulher Mais Sexy do Mundo por uma cadeia de televisão (Entertainment Television), batendo Angelina Jolie, Gisele Bündchen e Adriana Lima.
Em 2009, integrou o elenco do filme “G.I. Joe” e, no ano seguinte, fez o papel de espiã na série de televisão “Chuck”. Tem feito parte dos júris de vários Concursos de Modelos. Em 2012, apareceu como actriz convidada num episódio da série televisiva “Rock” e, em 2013, interpretou o seu próprio papel na série “Person of Interest”.  
Em 2013, foi comercializado um perfume com o seu nome. Karolína colabora assiduamente em várias causas humanitárias. É casada com o produtor cinematográfico Archie Drury, com quem tem um filho, nascido em Outubro de 2009. Sofre de um problema na tiróide, o que a faz ganhar peso com facilidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...