sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

7 DE FEVEREIRO - SHERIDAN LE FANU



EFEMÉRIDE – Joseph Thomas Sheridan Le Fanu, escritor irlandês de contos góticos e romances de mistério, morreu em Dublin no dia 7 de Fevereiro de 1873. Nascera na mesma cidade em 28 de Agosto de 1814. Foi o primeiro escritor de histórias de terror do século XIX e teve grande influência sobre o desenvolvimento deste género de literatura na era vitoriana.
Nasceu numa família de literatos de origem huguenote, antigo nome dado aos protestantes franceses de obediência calvinista, durante as guerras de religiões. Ingressou no Trinity College em 1833, para estudar Direito, tendo-se destacado como bom aluno.
Começou a publicar contos curtos no “Dublin University Magazine” em 1838. Foi igualmente jornalista no “Dublin Evening Mail”, um dos mais importantes jornais de Dublin. Exerceu a profissão de advogado a partir de 1839. Em 1840, passou a ser director e proprietário do jornal “The Warden”.
Em 1844, casou-se com Susanna Benett, com quem teve quatro filhos. O casamento passou por tempos economicamente difíceis e Susanna faleceu em 1858 por causas desconhecidas. Le Fanu culpou-se a si próprio pela morte da esposa e passou muito tempo afastado da vida pública. Até 1861, não publicou qualquer obra. Depois, passou a dedicar-se exclusivamente a romances fantásticos.
Em 1861, adquiriu o “Dublin University Magazine”, onde vinha a publicar as suas histórias que, mais tarde, eram reunidas em livros. Em 1863, publicou o romance “A Casa perto do cemitério”. No ano seguinte, publicou – no seu magazine – sob a forma de folhetim, o romance que é considerado a sua obra-prima : “Uncle Silas”. Esta obra foi mesmo adaptada ao teatro e representada no Shaftesbury Theatre em Londres.
Em 1869, vendeu o “Dublin University Magazine”, tendo abandonado a sua direcção em 1872.  Neste mesmo ano, publicou a sua recolha de novelas mais célebre: “In a Glass Darkly
Quando faleceu, estava a redigir aquele que seria o seu último livro, com um título bem premonitório: “Pronto para Morrer”...

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...