domingo, 9 de fevereiro de 2014

9 DE FEVEREIRO - AMY LOWELL



EFEMÉRIDEAmy Lawrence Lowell, poetisa norte-americana, nasceu em Brookline, Massachusetts, no dia 9 de Fevereiro de 1874. Morreu na mesma localidade em 12 de Maio de 1925 
Nunca frequentou a universidade porque a família achava que isso não era próprio de uma mulher. Amy compensou esta lacuna com a sua avidez pela leitura, o que a levou mesmo a coleccionar livros de uma maneira quase obsessiva. Viajou também muito.
Em 1902, voltou-se para a poesia depois de ter ouvido Eleonora Duse, quando de uma das suas viagens pela Europa. O seu primeiro livro foi uma recolha de poemas. Dois anos mais tarde, publicou “A Dome of Many-Coloured Glass ”.
Conheceu o escritor Ezra Pound em Inglaterra, para onde viajara com uma amiga. Ele veio a ter uma grande influência sobre Amy, tornando-se um dos seus principais críticos.  
Participou no Movimento Imagista. Poemas seus foram publicados na primeira antologia imagista, tendo assumido mesmo uma certa liderança na difusão internacional deste movimento a partir de 1915, ano em que foi viver para Londres. Foi homenageada com a criação do Prémio Amy Lowell Poetry Travelling Scholarship, que tem por finalidade divulgar a poesia dos EUA noutros países.
Entre as suas obras, encontram-se igualmente vários estudos críticos sobre literatura francesa e a biografia de John Keats, pelo qual tinha um verdadeiro fetichismo.
Amy Lowell tinha uma figura imponente, fumava charutos constantemente (dizendo que duravam mais do que os cigarros) e teve algumas relações lésbicas. Morreu aos 51 anos, vítima de hemorragia cerebral. No ano seguinte, foi-lhe atribuído – a título póstumo – o Prémio Pulitzer de Poesia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...