segunda-feira, 12 de maio de 2014

12 DE MAIO - EDWARD LEAR



EFEMÉRIDEEdward Lear, pintor, desenhador e escritor inglês, nasceu em Holloway, nos arredores de Londres, em 12 de Maio de 1812. Morreu em San Remo, na Ligúria, no dia 29 de Janeiro de 1888. Tinha 19 irmãos e a sua educação foi assegurada pela irmã Ann, 22 anos mais velha do que ele.
Em 1831, começou a trabalhar como ilustrador para a Zoological Society of London e, depois, para o Museu Britânico. Em 1835, passou a pintar também paisagens. Publicou sete livros de viagens (pela Itália, Grécia, Egipto e Índia) com ilustrações suas e três livros com desenhos de animais. Também pintou a óleo.
Em 1846, deu lições de desenho à rainha Vitória e escreveu o seu primeiro “Book of Nonsense”, iniciando uma carreira literária na qual viria a distinguir-se, por desenvolver uma forma original de poemas de humor e absurdo e, também, por divulgar o limerick (poema de cinco versos com uma rima no primeiro, segundo e quinto e outra no terceiro e quarto).
Publicou três livros de poemas nonsense, ilustrados com figuras fantásticas e nos quais o seu génio se manifestou plenamente: “Nonsense Songs, Stories, Botany and Alphabets” (1871), “More Nonsense Pictures, Rhymes, Botany etc.(1872) e “Laughable Lyrics” (1877).
A sua saúde foi sempre muito precária pois sofria de epilepsia, de bronquite crónica, de asma e, no final da vida, ficou parcialmente cego.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...