terça-feira, 13 de maio de 2014

13 DE MAIO - BALBOA



EFEMÉRIDE – Javier Ángel Balboa Osa, futebolista da Guiné equatorial, nasceu em Madrid no dia 13 de Maio de 1985. É filho de guinéus equatorianos, que tiveram de abandonar o seu país para fugir à repressão do ditador Francisco Macías Nguema, fixando-se em Espanha.
Começou a jogar futebol na Real Sociedad Deportiva Alcalá. Em 1999, com 14 anos, entrou para os escalões de formação do Real Madrid CF. Na temporada 2005/06, ingressou no Real Madrid Castilla CF (antigo Real Madrid B) onde continuou a sua progressão. Realizou uma grande época naquela filial do Real Madrid, tendo sido inclusivamente chamado por diversas ocasiões para integrar o equipa principal.
Foi convocado pela primeira vez para a equipa principal do Real Madrid em Setembro de 2005. No mês seguinte, estreou-se na Primeira Liga Espanhola. Em Dezembro, jogou na Liga dos Campeões Europeus contra o Olympiakos FC da Grécia.
Na temporada 2006/07, após ter efectuado na Áustria o estágio de pré-temporada com a equipa do Real Madrid, o treinador Fabio Capello comunicou-lhe que ele não fazia parte dos seus planos para a época. Para ganhar mais experiência, assinou então um contrato de empréstimo por uma época com o Racing Club de Santander.
Na temporada 2007/08, o novo treinador do Real Madrid, Bernd Schuster, quis contar com vários jogadores formados no clube. Balboa regressou assim ao plantel principal do Real, tendo mesmo assinado um novo contrato válido até 2011. Na pré-temporada, rubricou algumas boas exibições. Em Outubro de 2007, marcou o seu primeiro golo na Liga dos Campeões. Foi num jogo realizado no Estádio Santiago Bernabéu, contra a mesma equipa com que se tinha estreado na competição dois anos antes, o Olympiakos da Grécia.
Curiosamente, apenas participou noutro jogo da Liga dos Campeões, também contra o Olympiakos, desta vez na Grécia. Na sua carreira, portanto, alinhou em três jogos da Liga dos Campeões, todos eles contra a mesma equipa grega.
Em Junho de 2008, foi apresentado como reforço do SL e Benfica para a época 2008/09, tendo o clube encarnado pago 4 milhões de euros ao Real Madrid. No início da segunda metade da época 2009/10, foi anunciado o seu empréstimo ao FC Cartagena, do segundo escalão do futebol espanhol. Regressou a Portugal, para jogar no SC Beira-Mar. Na época 2013/14, transferiu-se para o GD Estoril Praia, onde joga actualmente, tendo ajudado o seu novo clube a classificar-se em 4º lugar na Primeira Liga Portuguesa.
Estreou-se com a selecção do seu país, num jogo de classificação para a Taça das Nações Africanas, que se realizou em Junho de 2007 contra a Selecção do Ruanda.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...