sábado, 24 de maio de 2014

24 DE MAIO - WILLIAM TREVOR



EFEMÉRIDEWilliam Trevor Cox, tradutor, escritor, cenarista e editor irlandês, nasceu em Mitchelstown, no Condado de Cork, em 24 de Maio de 1928.
Oriundo de uma família de classe média protestante, viveu em várias cidades de província, devido às mudanças de local de trabalho do pai, que era funcionário do Banco da Irlanda. Estudou no St. Columba's College e no Trinity College, ambos em Dublin. Neste último colégio, diplomou-se em História. Dedicou-se episodicamente à escultura.
Casado com Jane Ryan desde 1952, deixou a Irlanda em 1954 para se instalar em Londres, onde – durante alguns anos – foi redactor de uma agência de publicidade.
Em 1958, publicou o seu primeiro romance “A Standard of Behaviour”. A sua arte e estilo de escrever, sobretudo novelas, fazem com que seja frequentemente comparado a Tchekhov. Em 1989, publicou uma antologia de contos e novelas irlandesas, “The Oxford Book of Irish Short Stories”. Em 1993, escreveu a sua autobiografia, intitulada “Excursions in the Real World”.
É autor de cerca de cinquenta livros. Foi laureado com numerosos prémios, tanto na Irlanda como na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos. É membro da Academia Irlandesa e foi condecorado pela rainha Isabel II. Vive há vários anos, com a sua esposa, no Devon (sudoeste de Inglaterra).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...