domingo, 25 de maio de 2014

25 DE MAIO - GENE TUNNEY



EFEMÉRIDEGene Tunney, de seu verdadeiro nome James Joseph Tunney, pugilista americano, Campeão Mundial de Pesos-Pesados entre 1926 e 1928, nasceu em Nova Iorque no dia 25 de Maio de 1897. Morreu em Greenwich, em 7 de Novembro de 1978.
Tendo por origem uma família pobre, Tunney aprendeu a combater em brigas nas ruas de Nova Iorque. Começou a sua carreira profissional em 1915, com uma vitória por KO sobre Bobby Dawson.
Continuou a sua carreira nos ringues de Nova Iorque até 1918, ano em que decidiu alistar-se nos Fuzileiros Navais, quando da entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Não chegou a estar envolvido na frente de batalha e, baseado em França, ganhou um campeonato amador de boxe organizado pelas forças expedicionárias americanas.
Regressado a casa em 1919, após o fim da guerra, retomou a sua carreira profissional, vencendo 11 combates consecutivos por KO. Foi então convidado para uma sessão de boxe em que Jack Dempsey e Georges Carpentier disputavam o combate principal. Assistiram mais de 80 mil espectadores o que lhe deu uma grande visibilidade. Em seguida, Tunney obteve mais 6 vitórias, antes de enfrentar o ex-Campeão Mundial de Meios-Pesados Battling Levinsky, em 1922. Estava em jogo o título de Campeão Americano da categoria. Levinsky foi assim o seu primeiro grande adversário e venceu-o aos pontos, após doze rounds. Tunney não só se tornou Campeão Americano, como também chamou sobre si a atenção do mundo inteiro.
Três meses depois do seu sucesso diante de Levinsky, Tunney perdeu o título para Harry Greb, num combate muito controverso, em que Greb fracturou o nariz de Tunney com uma cabeçada. Perdeu aos pontos e sofreu assim a única derrota da sua carreira. Na desforra, ocorrida no início de 1923, Tunney venceu o combate aos pontos e recuperou o título. Posteriormente, no final de 1923, houve um terceiro encontro entre Tunney e Greb, tendo Tunney voltado a vencer aos pontos.
Terminados os seus “duelos” com Greb, Tunney decidiu perseguir o título mundial e, para tanto, entre 1924 e 1925, obteve vitórias expressivas contra adversários valorosos, tais como Erminio Spalla, Georges Carpentier e Tommy Gibbons. Em 1926, finalmente, subiu ao ringue frente ao temível campeão Jack Dempsey, para disputa do título mundial. Amplamente dominado por Tunney, ao longo dos dez assaltos, Dempsey acabou por perder o seu cinturão.  
Uma vez Campeão Mundial de Pesos-Pesados, Tunney concordou em conceder a desforra a Dempsey, o que acabou por acontecer um anos depois. Este segundo encontro de Tunney com Dempsey entrou para a história do boxe como um dos combates mais polémicos de todos os tempos, em virtude da contagem do árbitro ter começado cinco segundos depois de um possível KO de Tunney. Conseguindo erguer-se, após uma contagem oficial de nove segundos, Tunney manteve a luta sob controlo. No fim dos dez assaltos, a vitória foi-lhe dada aos pontos, mantendo assim o seu título mundial.
Em 1928, Tunney fez a segunda defesa do título com sucesso, ao derrotar Tom Heeney por KO técnico, naquele que acabaria por ser o último combate da sua carreira.
Afastando-se dos ringues, Tunney casou com uma senhora da alta sociedade e transformou-se num empresário de sucesso, tendo falecido aos 81 anos. Em 1932, escrevera as suas memórias intituladas “A Man Must Fight”. Em 1990, entrou para galeria dos Melhores Pugilistas de Todos os Tempos, actualmente imortalizados no International Boxing Hall of Fame.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...