terça-feira, 27 de maio de 2014

27 DE MAIO - ARSENY TARKOVSKY



EFEMÉRIDEArseny Alexandrovich Tarkovsky, jornalista, tradutor e poeta russo, morreu em Moscovo no dia 27 de Maio de 1989. Nascera em Elisavetgrad na Ucrânia, então fazendo parte do Império Russo, em 25 de Junho de 1907.
Trabalhou muitos anos como jornalista. Estudou Literatura numa universidade de Moscovo, onde conheceria a sua futura esposa, Maria Ivanova Vishnyakova. Com ela teve dois filhos, um deles o conhecido cineasta Andreï Tarkovsky.
Os seus onze livros de poesia foram publicados após os 50 anos de idade. A sua primeira colectânea foi editada em 1962 (“Antes da Neve”). Ganhou, a título póstumo, em 1989, o Prémio do Estado da URSS.  
Tradutor de turcomano, georgiano, arménio e árabe, passou para a língua russa obras de poetas como Al-Maa’rri, Nizami Ganjavi, Magtymguly Pyragy, Mämmetweli Kemine, Sayat-Nova, Vazha-Pshavela, Adam Mickiewicz, Mollanepes e Grigol Orbeliani, entre outros.
Muito conhecido na URSS, os seus trabalhos alcançaram o público mundial mercê do filho, que utilizaria a sua poesia, lida pelo próprio, num dos seus filmes mais marcantes (“O Espelho”, 1975), em que relembra as suas memórias de infância, quando o pai deixou a família partindo para a frente da batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Ferido numa acção de combate em 1943, Arseny Tarkovsky teve de ser amputado de uma perna. Poemas seus foram incluídos ainda noutros quatro filmes. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...