quarta-feira, 28 de maio de 2014

28 DE MAIO - CHIARA MASTROIANNI



EFEMÉRIDEChiara-Charlotte Mastroianni, actriz de cinema francesa, nasceu em Paris no dia 28 de Maio de 1972. É filha da actriz Catherine Deneuve e do actor Marcello Mastroianni. É meia-irmã do actor Christian Vadim e de Barbara Mastroianni.
Em 1979, teve uma pequena participação no filme “À nous deux” protagonizado pela mãe e, em 1987, uma outra em “Les yeux noirs” protagonizado pelo pai. Estas participações foram meramente fortuitas, mercê das visitas que ela fazia aos pais durante as filmagens. Tanto o pai como a mãe não queriam que ela seguisse uma carreira artística. Catherine desejava que ela fosse arqueóloga e Marcello gostaria que ela fosse professora de italiano. Para o efeito, Chiara obteve um bacharelato e frequentou a Universidade de Paris III, mas o destino estava traçado.
O seu primeiro grande papel no cinema surgiu em 1993 com “Ma saison préférée” de Andre Téchiné, onde interpretou uma adolescente problemática cuja mãe era interpretada pela própria Catherine Deneuve. Este filme foi nomeado para os Césars, o maior prémio do cinema francês. No começo da sua carreira, também actuou ao lado do pai em “Prêt-à-porter” e em “Trois vies et une seule mort”. Até agora, já protagonizou mais de quarenta filmes, entre os quais “La Lettre” de Manoel de Oliveira (1999).
Tem um filho do escultor Pierre Torrenton, tendo-se casado com o músico Benjamin Biolay, de quem tem igualmente uma filha. Divorciaram-se em 2005.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...