sexta-feira, 13 de junho de 2014

13 DE JUNHO - FERNANDA BARROSO



EFEMÉRIDE – Maria Fernanda de Sousa Barroso, engenheira técnica química, morreu em 13 de Junho de 2006. Nascera em 1945. Aderiu ao Partido Comunista Português em 1974 e foi membro da direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP desde 1979, tendo sido também membro do seu Comité Central entre 1979 e 1996.
Como aluna do Instituto Industrial de Lisboa, participou nas greves estudantis de 1971/72 e era delegada dos alunos nocturnos nas Reuniões Gerais de Alunos (RGA). Colaborou com a Comissão Democrática Eleitoral (CDE) nas eleições de 1973 e participou no movimento católico antifascista. Depois do 25 de Abril de 1974, foi eleita para a Comissão Directiva Provisória do Instituto Industrial de Lisboa e fez parte da Comissão de Trabalhadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Integrou o secretariado da célula do PCP dos trabalhadores do LNEC e, entre outras tarefas, foi responsável pelo Sector de Telecomunicações e pela Organização dos Trabalhadores da Função Pública na Organização Regional de Lisboa do PCP.
Pedro Namora, que trabalhou com ela, recordou na ocasião do seu falecimento «a sua imensa dedicação aos trabalhadores, a fraternidade com que se relacionava com todos, a ternura, o carinho e a imensa sensibilidade com que tratava os militantes mais novos e a preocupação em conhecer a realidade com que cada um se debatia».
Foi durante mais de 25 anos companheira de Álvaro Cunhal. Quis o acaso que falecesse precisamente um ano depois da morte do histórico líder comunista, ocorrida em 13/6/2005. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...