domingo, 15 de junho de 2014

15 DE JUNHO - OLIVER KAHN



EFEMÉRIDEOliver Rolf Kahn, ex futebolista alemão, nasceu em Karlsruhe no dia 15 de Junho de 1969. Começou a jogar futebol aos seis anos no Karlsruher SC, clube da sua cidade natal. Paralelamente, fez os seus estudos primários e secundários, estudando ainda Ciências Económicas.
Em 1987/88, foi escolhido pela primeira vez para a equipa profissional, ainda como suplente. A sua estreia na Bundesliga ocorreu quando tinha 21 anos, mas desde cedo tinha mostrado ser um jogador muito promissor. Ao fim de três temporadas, já era considerado um dos melhores do país. Assim, em Outubro de 1993, quando tinha 24 anos, foi convocado pela primeira vez para a Selecção Alemã, embora tenha sido apenas suplente.
No ano seguinte, foi chamado para participar no Mundial nos Estados Unidos, mas não foi utilizado. Na época 1994/95, deixou o Karlsruher para ingressar no FC Bayern de Munique, numa transferência que foi a mais cara a envolver um guarda-redes (cerca de 3 milhões de euros, na moeda actual). Foi capitão da equipa desde 2002, o mesmo acontecendo na Selecção Nacional.
Kahn assumiu logo a titularidade no Bayern mas, em Novembro de 1994, uma arreliadora lesão obrigou-o a parar durante cinco meses. Logo que regressou, encontrou rapidamente a melhor forma e recuperou o seu lugar na equipa.
Em Junho de 1995, representou finalmente a Selecção da Alemanha, num jogo contra a Suíça. No entanto, só quando o guarda-redes titular, Andreas Köpke, anunciou a sua retirada da selecção após os Mundiais de 1998, é que Kahn teve oportunidade de assumir a plenamente a titularidade.
Kahn teve a fase mais brilhante da sua carreira em 2000, sendo eleito o Melhor Jogador do Campeonato Alemão e o Melhor Guarda-redes da Europa. Em 2001/02, depois de conquistar com o Bayern de Munique o 4º título alemão, venceu também a Liga dos Campeões Europeus e foi de novo considerado o Melhor Jogador Alemão do Ano.
Nos Mundiais de 2002, disputados no Japão e na Coreia do Sul, Kahn conseguiu um feito inédito pois foi o primeiro guarda-redes a ser considerado o melhor jogador da competição. Kahn, em excelente forma, foi o principal responsável pela chegada da Alemanha à final, mas acabou por ser derrotada pelo Brasil. As suas boas actuações levaram-no, em Dezembro de 2002, a ser eleito pela FIFA o 2º Melhor Futebolista do Ano, atrás do brasileiro Ronaldo.
Nos Mundiais de 2006, foi suplente da selecção quase durante todo o torneio, actuando apenas na disputa do terceiro lugar contra Portugal.
Segundo o DVD “FIFA Fever”, que fala sobre a história do futebol, ele é o melhor guarda-redes de todos os tempos, sendo considerado o mais completo da história do futebol.
Em Maio de 2008, despediu-se como jogador profissional com uma vitória do Bayern por 4 a 1 sobre o Hertha BSC Berlin, tendo levantado pela última vez a Taça de Campeão da Alemanha.
Do seu palmarés fazem parte, para além de várias distinções individuais, 8 títulos da Alemanha, 6 Taças da Alemanha, 6 Taças da Liga, uma Liga dos Campeões Europeus (2001), uma Taça UEFA (1996) e uma Taça Intercontinental (2001). Em Maio de 2004, Oliver Kahn publicou a sua autobiografia, “Nummer eins” (“Número um”).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...