quinta-feira, 19 de junho de 2014

19 DE JUNHO - JAMES GANDOLFINI



EFEMÉRIDEJames John Gandolfini, Jr., actor e produtor norte-americano, mais conhecido pelo seu papel como Tony Soprano na série “The Sopranos”, morreu em Roma no dia 19 de Junho de 2013. Nascera em Westwood, em 18 de Setembro de 1961.
Cresceu em Park Ridge, Nova Jersey, tendo-se diplomado em 1979, na Park Ridge High School. Jogou basquetebol e fez também teatro escolar. Após a escola, licenciou-se em Comunicação na Universidade de Rutgers, onde trabalhou igualmente como segurança do campus.
Gandolfini iniciou-se como actor quando vivia em Nova Iorque e acompanhava regularmente um amigo a aulas de Interpretação. Antes, trabalhara como barman e gerente de cabaret.
Após actuar na Broadway durante seis meses, em 1992, Gandolfini começou a construir uma carreira no mundo do cinema. Um dos primeiros papéis que desempenhou e atraiu as atenções do público e da crítica foi o de Virgil, um violento mafioso no filme “True Romance”.
Em 1999, a HBO iniciou a produção de uma nova série intitulada “The Sopranos” e Gandolfini foi escolhido para interpretar o papel principal da série, Tony Soprano, um chefe da máfia poderoso e sem piedade, mas atormentado por problemas familiares. O seu desempenho valeu-lhe três Prémios Emmy de Melhor Actor de Série Dramática e um salário de um milhão de dólares por episódio.
O magazine “Entertainement Weekly” classificou-o em 42º na classificação “Greatest” (“Os Maiores”). Em 2007, produziu um documentário sobre os veteranos da guerra no Iraque e, em 2012, o telefilme “Hemingway & Gellhorn”.
Faleceu em Itália, vítima de ataque cardíaco, quando estava a caminho do Festival de Cinema de Taormina.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...